Col. Est. Prof. Paulo Freire - EFM - Londrina
Orientador: Orlando Pereira Costa
Cursistas : Antonbia da Silva, Josiane Ap. Bressan, Rosangela F. Garcia, Luci Maria Henriques, Francisco de Paula Costa, Lourdes Mendes dos Santos, Célia Andreia Sant´Anna
JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS
Precisamos compreender a juventude como uma construção histórica, ao mesmo tempo uma condição social e um tipo de representação. Como professores, devemos perceber como esses jovens estudantes constroem seu próprio modo de ser, suas necessidades e expectativas.
Os jovens inseridos no Ensino Médio nos trazem diariamente desafios para o aprimoramento de nosso ofício de educar e cabe a nós professores, entendermos o comportamento e as transformações dessa juventude para que saibamos lidar com as diferentes manifestações e cultura deles advindas.
No ambiente educacional, com o uso das tecnologias amplia-se o desempenho acadêmico, promovendo a aprendizagem de uma forma ativa, com a participação direta do aluno. Cabe ao professor aliar o uso dessas tecnologias ao seu trabalho docente, auxiliando no processo de decisão e condução do aprendizado, não se esquecendo também de que ele também é um aprendiz permanente e que precisa se capacitar continuamente, pois muitos profissionais ainda apresentam uma certa recusa em enfrentar essas formas atuais de comunicação, que bem utilizados, podem ser recursos riquíssimos os quais podem ancorar o processo.
Entretanto, muitas são as dificuldades encontradas nesse processo de conhecer e educar os jovens do Ensino Médio. Começando pela baixíssima qualidade de que nos está disponível; como instalações elétricas inadequadas, computadores ultrapassados, rede wi-fi que não suporta a demanda, além de salas superlotadas, carência de funcionários, profissionais sobrecarregados e mal remunerados, entre tantas outras dificuldades que se apresentam no cotidiano e comprometem seriamente a qualidade do processo educativo.