Atividade 1
Caderno II Etapa II
Cada vez mais a interdisciplinaridade tem marcado presença na educação básica brasileira. Essa integração entre os conteúdos utilizando diversas áreas do conhecimento é apresentada e propostas nos PCN`s.
Essa interação entre as disciplinas faz com que os alunos visualizem o mesmo conteúdo em diferentes perspectivas. Proporcionando um diálogo entre elas, relacionando as disciplinas e tornando assuntos mais interessante.
Na área das ciências humanas essa interdisciplinaridade se difunde com muita facilidade, uma vez que as quatro discilplinas se interligam de forma fácil e satisfatória.
Sugestão de um tema interdisciplinar nas ciências humanas: HISTÓRIA, GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA.
TEMA: RECURSOS HIDRICOS NO BRASIL
Subtemas:
Crise Hidrica no Brasil- Geografia e Sociologia
Importância da água ao longo da história- História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Ações:
A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies que vivem na terra. A água é uma das maiores preocupações da humanidade. O objetivo principal da prática interdisciplinar é apropriar-se do conhecimento através das diferentes linguagens.
Nas aulas os professores individualmente passam seu conteúdo separadamente, com pesquisas, textos, filmes.
Em seguida a proposta é a elaboração conjunta entre as quatro disciplinas enfatizando os temas: Valorização da água, Conscientização que a água potável é recurso limitado, Preservação da água.
Outra ação é o planejamento coletivo visando a integração curricular e a organização de grupos de trabalho.
Considerações finais:
A interdisciplinaridade em sala de aula envolve os professores e os alunos em uma dinâmica diferenciada e muito interessante, onde os alunos com diferentes habilidades podem colocar suas ideias um prática. Sua aplicação favorece a compreensão sobre o tema.