Texto produzido pelo grupo do Col. Est. Prof. Paulo Freire de Londrina -Pr.
Desafios do Ensino Médio na realidade brasileira
• Evasão Escolar.
• Conteúdos imediatistas (vestibular ).
• Superlotação das salas de aula.
• Violência, tráfico e uso de drogas no entorno escolar .
• Rotatividade de profissionais .
• Inclusão.
• Espaço físico inadequado.
• Equipamentos científicos e tecnologias sucateados e em números insuficiente perante a demanda escolar.
Possibilidades para explicação
• Ensino que não reflete a realidade da nossa época ,não visando a formação integral dos alunos pois alguns conteúdos visam apenas preparação para o vestibular .
• Evasão escolar com maior incidência no período noturno, pois a prioridade e o trabalho , devido a questões monetárias e sociais.
• Salas superlotadas e heterogêneas dificultam o trabalho do professor e prejudicam o processo do ensino-aprendizagem
• Alunos em situação de vulnerabilidade e risco social inseridos em bairros violentos que não oferecem segurança á comunidade escolar tanto no espaço interno quanto o externo da escola.
• Professores não habilitados para docência nas disciplinas que lecionam .São conhecedores dos conteúdos propostos, porém sem o conhecimento didático necessário.
• Falta de estímulo e acompanhamento familiar em relação aos estudos .
• A formação docente ainda é bastante precária no sentido de preparar o profissional para os desafios encontrados no dia-a-dia da escola, preocupando-se apenas em repassar conteúdos .
• As 33% de hora- atividade do professor são insuficientes para cumprir a carga de trabalho.
• A desvalorização social e financeira dos profissionais de educação serve como desestímulo para que os alunos dêem continuidade aos estudos, além do que , desistimula os próprios profissionais da educação.