ARTIGO PRODUZIDO PELOS PROFESSORES DO PACTO - ENERGIAS
Colégio Estadual Elias Abrahão- Ensino Fundamental e Médio
Participantes:
Andreia dos Santos Gomes Piccinini
Agatha Teixeira Cornelio
Ana Maria Panato
Adriane Moraes Camargo
Carlos Andre da Cunha
Evandro Mickus
Eliesio Marcelo de Souza
Fernanda Baggio Luz
Janaina Deffune Profeta
Karina Jucoski
Luciane Marques L. Leite Bobrowc
Marcos Antonio Fracaro
Maricel Andreatta de Lara
Nilza de Fátima Sbrissia
Rosilda Fagundes
Zenaide Delgado Gussão
Crislaine Demczyszyn
Coordenador do Estudo: Solange Becher
Município de Quatro Barras
NRE-Área Metropolitana Norte
Resumo
O artigo traz a elaboração de Unidade de Ensino, solicitado através do SISPACTO – Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Formação de Professores do Ensino Médio partindo de uma atividade proposta na Etapa II – Caderno II - “Ciências da Natureza”, contemplando a temática energia, com o objetivo de propiciar uma visão crítica quanto as fontes de energias renováveis e não renováveis, a fim de possibilitar a reflexão e o conhecimento sobre as diversas fontes de energia e seus possíveis usos, quanto a seus pontos positivos e negativos, bem como o uso eficiente das mesmas. A ser aplicada junto aos alunos das séries finais do Ensino Médio.
Diante desta abordagem, pergunta-se: até que ponto a sociedade capitalista atual consegue se desenvolver sem energia? Pretende-se abordar essa temática dentro das disciplinas ministradas no Ensino Médio para que haja uma visão global do assunto com aulas configuradas de forma a haver dinamização, ludicidade e participação efetiva dos estudantes.
Nesse artigo serão dadas sugestões de atividades que poderão ser desenvolvidas dentro de cada uma das disciplinas para ser incluída em um dos componentes curriculares para a unidade a ser trabalhada.
Palavras Chaves: Ensino Médio, Energia , Interdisciplinaridade.
1. Introdução
O presente trabalho se justifica pela necessidade de levar à sala de aula discussões sobre fontes de energia, disponibilidade e capacidade de reposição dos recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade, numa perspectiva crítica, alertando sobre os problemas relativos as fontes não renováveis e um provável caos energético futuro.
Ao tratar temas como a infraestrutura energética, questões ambientais, utilização dos diferentes recursos energéticos, disputas internacionais, políticas públicas e incentivos fiscais, buscando despertar o olhar crítico dos jovens em relação ao mundo em que vivem e a forma como a energia vem sendo utilizada. Diante desta abordagem, pergunta-se: até que ponto a sociedade capitalista atual consegue se desenvolver sem energia?
1.2 Energia, Economia e Recursos Naturais
Nas últimas décadas, segundo Marques (2009), o interesse pelas questões que norteiam o meio ambiente aumentou consideravelmente. Isto decorre, principalmente, pelo avanço da devastação ambiental que passou a afetar toda a população mundial. Conciliar a expansão econômica e a preservação ambiental representa um dos grandes desafios econômicos do mundo atual.
O desenvolvimento econômico, social e ambiental de uma região, embora dependa de outros fatores, necessita fundamentalmente da presença de uma infraestrutura física que possa dar suporte necessário às atividades produtivas que nesta região ocorram. Essa infraestrutura traduz-se em energia, telecomunicações, transporte, água e saneamento básico.
A energia representa um dos vetores mais importantes do processo de desenvolvimento da sociedade moderna. Sua utilização tornou-se essencial na vida cotidiana da humanidade, estando presente em todas as cadeias produtivas, atendendo as necessidades básicas, bem como o conforto e conveniência das pessoas.
O Brasil possui um enorme potencial para a geração de energia a partir de suas fontes hídricas, já que possui uma gigantesca malha composta por centenas de rios propícios para a produção de energia elétrica. O Amazonas, São Francisco e Paraná são as três grandes bacias hidrográficas que respondem por 80% da produção hídrica do país.
Comparativamente ao mundo, o Brasil apresenta uma significativa diferença na participação da energia hidráulica na estrutura da oferta de energia elétrica, de 85% contra pouco mais de 16% no mundo. Isso explica as baixas participações no Brasil, na geração de energia nuclear, de gás natural e de carvão mineral.
Utilizar a energia de forma eficiente possibilita que ocorra o aumento da produtividade. Assegura o crescimento econômico, com a melhora na distribuição da renda e redução da pobreza sem ampliar a pressão sobre o meio ambiente, garantindo uma infraestrutura energética para desenvolvimento da atual e das futuras gerações.
Pela importância que a energia exerce na vida das pessoas, é fundamental entender suas definições e suas relações com a economia e com os recursos naturais. Os padrões de consumo e geração de energia no mundo têm sido marcados pelos interesses socioeconômicos em detrimento da sustentabilidade do meio ambiente (VIANNA, 2001). Todavia, nos últimos anos os países perceberam que não é mais possível aumentar a oferta de energia indiscriminadamente, pois além da elevação do custo de produção, há o aumento dos impactos ambientais.
2. Desenvolvimento:
Os recursos naturais relacionam-se com várias áreas do conhecimento. A energia é um componente essencial para o bem estar da sociedade e um insumo imprescindível em todas as cadeias produtivas, que o tornam um dos vetores mais importantes do processo de desenvolvimento da sociedade moderna. Ao longo dos séculos, a humanidade criou mecanismos de aproveitamento, conversão e conservação de energia a partir dos recursos naturais disponíveis no planeta, para suprir suas necessidades básicas.
Podem ser encontradas na natureza diversas fontes de energia, algumas renováveis e outras não-renováveis, com a possibilidade de armazenamento ou não.
Deve ser priorizada a utilização de fontes renováveis de energia para conciliar o desenvolvimento econômico e social ao uso eficiente e sustentável dos recursos naturais disponíveis.
Partindo da realidade dos jovens em seu dia a dia, o trabalho será sobre o gasto energético em suas residências, no uso de diversos eletrodomésticos, buscando uma relação de custo benefício desses gastos, demonstrado os dados analisados em gráficos, verificando-se a utilização, a importância, a conservação e a sustentabilidade dos recursos energéticos, com o suporte de pesquisa em sites especializados, promovendo debates, sugerindo leituras diversas que instiguem a reflexão, o registro escrito contemplando tipologias textuais diversificadas, que resultam na mudança de atitude, para um uso da energia de forma consciente.
Com o estudo do tópico energia hoie e amanhã – poluição, espera-se que o aluno seja capaz de compreender a limitação de energia disponívels, os custos envolvidos em sua geração e que tenha consciência da necessidade do uso racional da energia no dia a dia e da necessidade de preservação de recursos. Discutir os problemas e as consequencias de uma crise energética brasileira ou mundial, analisar sua possíveis soluções e discutir as vantagens e desvantagens que cada uma delas apresenta.
Pela definição econômica, os recursos naturais são bens que afetam a atividade produtiva, embora não tenham passado por um processo de fabricação iniciado pelo homem, nem por outro processo idealizado por ele. Dessa maneira, os alunos devem conceituar: Recursos não renováveis; Recursos não renováveis com serviços recicláveis; Recursos renováveis; e Recursos ambientais.
Com o estudo do tópico energia no Brasil, sugerimos a pesquisa referentes a o problemas referentes a implantação do reservatório de uma usina hidrelétrica próxima a região em que vivem, utilizando a interdisciplinariadade com a área de Geografia e a área de Biologia, busca-se o olhar para observar e analisar o impacto das ações humanas no meio geográfico, na mudança da paisagem, na mudança cultural e social destas práticas,bem como no impacto ambiental na fauna e flora, que alteram a vida e o meio de forma significativa, repensando a ética e a moral nestas relações e no respeito a diversidade cultural e ao meio ambiente.
No sitio http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=energi... (Acesso em: 07 set. 2015), discutem-se sobre as energias renováveis
Relacionanando a infraestrutura enérgetica no contexto geopolítico global juntamente com o Histórico da energia eletrica no Paraná obtido através ao acesso do site da Copel.
Através da exposição do funcionamento de uma plataforma de petroleo, os estudantes deverão ser encaminhados a visão da altíssima tecnologia que demanda a exploração de petroléo em guas profundas. Para isso pode ser usado o sitio: http://ciencia.hsw.uol.com.br/perfuracao-de-petroleo1.htm
Nos últimos tempos, a crescente produção de energia tem contribuído para as mudanças climáticas globais, o que representa um desafio sem precedentes para a humanidade. Segundo Reis, Fadigas e Carvalho (2005, p. 27), a produção de energia é uma das principais fontes de agressão ao meio ambiente. Dessa forma, a geração e o uso da energia, embora não sejam os únicos responsáveis, provocam mudanças climáticas e degradação ambiental, os estudantes deverão criar cartazes com as mudanças climáticas que vem ocorrendo devido a geração de energias.
Com os conceitos adquiridos os alunos deverão pesquisar os diferentes recursos energéticos e a forma de obtençao de cada um deles: Energias renováveis: Energia eólica; Energia solar; Energia hidroelétrica; Biomassa; Maremotriz; Energias não renováveis: Combustíveis fósseis : petróleo, carvão mineral, gás natural e energia nuclear;
No sitio http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=energi... (Acesso em: 07 set. 2015), discutem-se sobre a energia eólica .
As fontes renováveis para produção de energia elétrica são alternativas sustentáveis para reduzir o impacto ao meio ambiente. Mas, ao mesmo tempo, garantir o suprimento de eletricidade possibilita o desenvolvimento tecnológico experimentado pela humanidade nas últimas décadas, faz-se necessário a discussão e o apontamento pelos estudantes dos desenvolvimentos obtidos pela eletricidade.
Através da exíbição Vídeos: fontes de energia, o aluno será levado a perceber fontes de energia. Os alunos serão levados ao questionamente referente a unidade de medida da energia; Reconhecimento da dependência da energia e ao uso eficiente da energia em sua casa a partir do simulador existente no site da Copel os alunos deverão fazer uma estimativa do gasto energético em suas residências e possíveis intervenções para redução nestes gastos.
Para mediação desta unidade de estudo será utilizado a pesquisa em sites especializados, utilização de bibliografia disponível na biblioteca; a promoção de debates; leituras coletivas e trabalho em grupos.
Os recursos para o desenvolvimento serão o Laboratório de informática,
Folhas A4, acesso a vídeos , Multimídia e Cartolinas.
A avaliação será progressiva e levará em conta a participação e interesse do aluno quanto as atividades propostas. Além disso, haverá produções textuais, elaboração de cartazes e debates, que constituirão a nota final do aluno.
3 Considerações Finais
A energia está presente em nosso planeta de várias formas, tanto em sua forma natural, como na forma controlada pelas tecnologias criadas pelo homem. De modo que, a compreensão das causas, distribuição e consequências da doença a partir de uma abordagem interdisciplinar pode melhorar o conhecimento da própria doença e sua prevenção bem como dar significância aos conceitos científicos desenvolvidos nos conteúdos escolares trabalhados de forma interdisciplinar.
O consumo de energia elétrica no ambiente residencial no Brasil cresceu consideravelmente nas últimas décadas, pois os novos equipamentos elétricos que facilitam e reduzem o trabalho doméstico passaram a ser cada vez mais acessíveis a grande parte da população.
Dessa forma, a abordagem das energias na educação básica, mais especificamente no Ensino Médio pode ser feita na forma de projeto.
Faz-se necessária a participação de professores de todas as disciplinas para uma efetiva compreensão do assunto de forma ampliada e, uma vez apropriando-se do saber a comunidade possa pensar em soluções práticas para o problema.
A energia é um dos insumos mais importante para o desenvolvimento econômico, proporcionar uma infraestrutura energética adequada e acessível é essencial para erradicar a pobreza, melhorar o bem-estar humano e aumentar a qualidade de vida das pessoas, em todo o mundo.
O apontamento dos estudantes referentes a distribuição da energia entre as diferentes classes economicas, as alterações ambientais de regiões e os impactos que provocam na população local devem contribuir para a conscientização.
Para uma ação educativa e concientizadora eficaz é necessário também que haja continuidade, ou seja, que a temática seja incluída no planejamento pedagógico das escolas.
Bibliografia
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TORRES, Carlos. Física – Ciência e Tecnologia: volume 3/ 2 ed. - São Paulo: Moderna, 2010.
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