Artigo caderno V etapa II - COLÉGIO ESTADUAL PROF. VIDAL VANHONI

Artigo caderno V etapa IIMATEMÁTICACOLÉGIO ESTADUAL PROF. VIDAL VANHONIPACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIOElaborado pelos professores:o Airton Delponteo Franciele Alves Laureanoo Tânia  M. Gonçalveso Tânia M. R. Scomassono Maria Elizabetho Gilda Formiga

Em particular, a Matemática propicia o desenvolvimento de quatro tipos específicos de pensamen¬to: indutivo, lógico-dedutivo, geométrico-espacial e não-determinístico. Muitos de seus conhecimentos são úteis em várias situações do cotidiano, além de serem inúmeras as articulações possíveis com as outras áreas de conhecimento ou componentes curriculares, intrínsecas a situações problemas em diversos âmbi¬tos. Essa discussão nos leva a repensar os conceitos matemáticos a serem abordados de forma mais integrada a outras disciplinas e melhor ainda à sua aplicação na vida real,As diversas aplicações da matemática e seus relacionamentos com tudo o que nos cerca, desde o momento que acordamos e olhamos no relógio, são e devem ser assuntos abordados com nossos estudantes no Ensino Médio.Que relações entre os conceitos e conteúdos do seu componente curricular que envolvem Matemática, e onde eles se aplicam no cotidiano? Perguntas como essa devemos nos fazer constantemente.Elementos como o raciocínio lógico-dedutivo, a visão geométrico-espacial, pensamento não-determinístico (probabilidades), devem fazer parte do dia a dia dos nossos alunos de forma que a visão das situações diárias e decisões sejam auxiliadas por esses elementos de forma a facilitar e ver o mundo mais interessante.Decorar não pode ser sinônimo de raciocinar. Executar procedimentos padrão sem compreensão, em exercícios repetitivos, não promove o desenvolvimento de raciocínio nem a aprendizagem significativa dessa ciência.A organização curricular do Ensino Médio tem uma Base Nacional Comum e uma parte diversi¬ficada que não devem constituir blocos distintos, mas um todo integrado, de modo a garantir conhecimentos e saberes comuns necessários a todos os estudantes.