ARTICULAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS CURRICULARES E A QUESTÃO DO TRABALHO E DA INTERDISCIPLINARIDADE
A articulação entre as disciplinas curriculares deve ter como pressuposto importante a busca de superação da fragmentação e compartimentalização dos saberes, pois somos desafiados a trabalhar uma concepção de educação que seja ampla, globalizante e busque alcançar o conjunto dos conhecimentos, em vista de uma formação integradora do ser humano.
O trabalho é apresentado como elemento constitutivo do ser humano, pois nos humaniza e contribui para nos apropriar dos bens da natureza e transformá-los em vista da sobrevivência, da construção de socialização e da garantia de necessidades individuais e sobretudo coletivas. Conforme a afirmação de LUCKAS, (1981), o trabalho "é inerente à espécie humana e primeira mediação na produção de bens, conhecimentos e cultura". Daí dizer que deverá ser considerado no contexto educacional como um princípio educativo e norteador de nossas práticas pedagógicas, pois nos compreendemos como produtores de nossa realidade, sujeitos e protagonistas do conhecimento.
A interdisciplinaridade é uma necessidade importante no processo educacional cono nos aponta Frigotto (1995), "o trabalho interdisciplinar se apresenta como uma necessidade imperativa pela simples razão de que a parte que isolamos ou arrancamos do contexto original do real pode ser explicada efetivamente, isto e´, revelar no plano do pensamento e do conhecimento as determinações que assim a constituem, enquanto parte, tem que ser explicitada na integridade das características e qualidades da totalidade". O referido autor nos ajuda a refletir que a interdisciplinaridade é um processo que deverá ser contínuo, que ajudará na produção do conhecimento e também no cotidiano da vida escolar. Para tanto, é importante enfatizar a necessidade da contextualização dos conteúdos e currículos que são objetos do diálogo e articulação e que contribuirão para a construção de uma visão ampliada da realidade que está sendo apresentada, evitando assim simplificações e superando o senso comum.
Inserir a experiência cotidiana e o trabalho no currículo do ensino médio como um todo e não apenas na sua base comum, são elementos que facilitarão a tarefa educativa entre teoria e prática. A escola deve estabelecer entre o aprendido e o observado, seja de modo natural ou sistematicamente constextualizado, fazendo a ligação entre a prática, processo produtivo e a teoria, fundamentos científicos tecnológicos. A teoria, ensinada na matemática, por exemplo, deve ter ligação com a prática ensinada na física. Para tanto é necessário identificar as relações entre conteúdos de ensino e situações de aprendizagem levando em consideração o aluno e o objeto de conhecimento, reconhecer que o conhecimento é uma construção coletiva, que acontece na sala de aula, na família e no trabalho.