Professora Olga Santana de Souza
Professora de História –
Colégio Estadual Lindoeste 12/ e l4/08/14
As Áreas do Conhecimento estão relacionadas com o Currículo
O desenvolvimento da Ciência depende de um fato histórico dos objetos e desses campos serem de natureza, permite-nos reconhecer a especificidade e identificar uma relação de identidade, pois esses campos se constitui como unidade. As áreas do conhecimento na organização curricular, permite a integração mútua de conceitos e potencial de aglutinação e integração de campos de saber, ampliando o diálogo entre os componentes curriculares e professores, transformando cultura rígida e fragmentada. Trata-se de uma organização que tem interdisciplinaridade como princípio. Tudo isso é o princípio da historicidade do conhecimento que pode contribuir trabalho pedagógico, junto aos conceitos ,as razões, problemas, necessidades e as dúvidas que constituem no contexto de produção e conhecimento . A organização do currículo em área de conhecimento não deve substituir a especificidade de cada componente curricular. É oportuno dizer que, ao ressaltarmos a necessidade da manutenção da especificidade de campo de saber, expressa nos componentes curriculares . Não devemos compartilhar o isolamento dos saberes, pois as áreas podem ser unidade composta por uma diversidade que se articula e se comunica entre si.