As áreas do conhecimento e a interdisciplinaridade

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Etapa II Caderno III: Ciências da Natureza

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Data:08/08/2015

Colégio Estadual “Professora Maria Helena Teixeira Luciano”

GER2015 – T117

Orientador de Estudos: Ricardo Marcos Volpini de Souza

Cursistas:

Eric Allen Bueno

Márcia Francisco de Paula

Rosely Caetano

Sandra Luiza Souza Leal de Siqueira

Vivaldo Gomes Júnior

 

 

A interdisciplinaridade pode integrar-se em áreas específicas, com o propósito de promover uma interação entre estudantes , professores e o cotidiano. Nos dias de hoje podemos considerar as ciências naturais como umas das áreas com conteúdos bastante diversificados. Em função de seus vários campos de trabalho, atualmente é necessário que o nível de atualização prevaleça em qualquer cargo a ser exercido na área de ciências naturais.

A origem da interdisciplinaridade está nas transformações dos modos de produzir a ciência e de perceber a realidade e, igualmente, no desenvolvimento dos aspectos político- administrativos do ensino e da pesquisa nas organizações e instituições científicas. Mas, sem dúvida, entre as causas principais estão a rigidez, a artificialidade e a falsa autonomia das disciplinas, as quais não permitem acompanhar as mudanças no processo pedagógico e a produção de conhecimentos novos. (SAVIANI, p.14, 2008).

A interdisciplinaridade é um elo entre o entendimento das disciplinas nas suas mais variadas áreas. Sendo importante, pois abrangem temáticas e conteúdos permitindo dessa forma recursos inovadores e dinâmicos, onde as aprendizagens poderão ser ampliadas.

Para que ocorra a interdisciplinaridade não precisamos eliminar as disciplinas, mas sim permitir que haja maior comunicação entre elas, percebendo como processos históricos e culturais, dessa forma é necessária a atualização das práticas no processo de ensino- aprendizagem.

De modo geral, a interdisciplinaridade, permite aos professores em integrar os conteúdos como por exemplo da história com a geografia, da química com a biologia, ou mais do que isso, em integrar com certo entusiasmo no início do planejamento, os programas de todas as disciplinas e atividades que compõem o currículo de determinado nível de ensino.