Colégio Estadual João Zacco Paraná – EFMP Município de Planalto – Paraná
Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão
Participantes da formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Cézar Augusto Soares
Dayana Regina Camera de Mattos
Denize Terezinha Baldissera Lagner
Fátima Roseli da Cruz Kegler
Flávio Roberto Kich
Isanir Milani
Leci Lurdes Vetorello Dahmer
Neuza Brasil de Castro
Rosemeri Ines Kunrath
Sônia Mumbach
Vera Clair Kreling
Zenaide Salete Gallas Werle
Caderno IV – Áreas do Conhecimento e Integração Curricular
Em primeiro lugar, após estudarmos e discutirmos o assunto referente a temática I do caderno IV, estabelecemos alguns critérios para realizarmos a tarefa solicitada, ou seja, definimos que o conteúdo seria trabalhado na 1ª série. O segundo critério foi reunir os grupos por área de conhecimento entre as disciplinas que possuem professores participando dos estudos do Pacto. Após o planejamento desses grupos, todos expuseram o discutido e esboçado. Após isso foi discutido sobre quais as possibilidades e desafios de ser trabalhado o tema sugerido de maneira articulada entre os componentes curriculares das diversas disciplinas participantes concluindo-se que este assunto/conteúdo é bem abrangente e que não se teve maiores dificuldades no sentido de planejá-lo, tendo em vista que consta no rol de conteúdos de forma direta ou indireta em todas as disciplinas. Quais foram as dificuldades? Percebe-se que para trabalhar os conteúdos por área de conhecimento há a necessidade de uma nova estruturação na escola, quanto a horário, no sentido que se possibilite reunir professores ora por série, ora por disciplina. Também o número reduzido de aulas semanais na maioria das disciplinas impedindo relacionar a teoria com a prática e para que não aconteça ainda mais a fragmentação e o esvaziamento do conteúdo, os professores, pedagogos e equipe diretiva, necessitamos de formação contínua efetiva de alguém que com maior formação/conhecimento do que nós para trabalhar este assunto.
Em relação a temática II, o texto sugerido nos traz as dimensões do trabalho, pois o pintor da época usava o carvão para realizar suas obras, porém, já projetava ferramentas mais apropriadas para no futuro serem utilizadas, tais como grafite, pincéis, tintas, entre outras, tendo em vista que “o trabalho é o modo pelo qual o ser humano produz para si o mundo, os objetos e as condições de que precisa para existir” (p. 21, caderno IV elaborado para os estudos do pacto). A ciência se apresenta como o processo construído para se chegar a estas ferramenta mais sofisticadas sendo a tecnologia utilizada em benefício do homem para esta evolução.
Para se incorporar isso em sala de aula, com o intuito de trabalhar as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia pode ser abordado de diversas formas, podendo por exemplo, partir-se de um texto, de uma música, de recorte de vídeo trazendo a tona assuntos como este do trabalho do pintor com o carvão instigando o aluno a perceber os instrumentos que este tinha disponíveis na época e os que tem na atualidade levando a perceber de que meios e materiais necessitou para chegar a este momento, quais são os benefícios, que desafios se apresentaram, quais são os são os ganhos e os prejuízos para a humanidade, entre tantos outros itens que podem ser trabalhados e através dessa atividade pontuar o que é o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia.
Abordando o solicitado na temática III, que há a possibilidade de realizar-se a seleção dos conteúdos de ensino e a organização dos componentes curriculares a serem estudados em cada série, porém, na realização deste exercício volta a tona o discutido e mencionado na temática deste caderno: demanda tempo, segurança para realizar esta ação de modo que não fragmente ainda mais o conhecimento e para isso necessitamos de orientação e formação contínua entre tantos outros itens que já mencionamos.
A temática IV nos desafiou a elaborarmos através do vídeo “Em busca de Joaquim Venâncio” e da notícia “Ligações clandestinas causam risco de incêncios”, proposta de componentes curriculares, uma possível seqüência curricular e a distribuição de atividades, tempos e espaços curriculares. Ao se realizar a pesquisa na escola sobre o origem do nome da instituição Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio, os alunos foram instigados a buscar as informações em vários locais: entrevista, almoxarifado da escola... e utilizaram de várias ferramentas pedagógicas para socializar o resultado da pesquisa. É uma atividade prática que leva os alunos a buscar, a refletir, a adquirir o conhecimento, sendo que este terá outro significado, ale de somente a teoria. Isso pode ser utilizado de forma integrada entre várias disciplinas, no entanto, necessita de encontro dos educadores por série, para planejamento e execução da ação.