Áreas do conhecimento e integração curricular
Temática 4- Áreas de Conhecimento e Integração Curricular
REFLEXÃO I Filme: Ponto de Mutação: As problemáticas da sociedade contemporânea
“EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL” de forma articulada entre os componentes curriculares
Ao longo do filme, cada um dos personagens expressa seu ponto de vista sobre diversos assuntos como política, meio ambiente, ciências e até mesmo relações humanas. Questões ambientais são abordadas de forma a se compreender e avaliar os problemas ambientais do planeta levando a sociedade a pensar em um maior desenvolvimento sustentável. Quanto ao tema: “Educação Alimentar e Nutricional”, podemos a necessidade do desenvolvimento de ações educativas que possam interferir no processo de saúde-doença da população, de forma a ampliar o controle social na defesa da qualidade de vida e desenvolver ações focalizadas para prevenção de doenças, quer por meio do componente comportamental, quer ambiental e/ou alimentar. Nesse sentido, a reorganização do currículo deve garantir ações de atenção primária à saúde, bem como a fornecer uma alimentação mais saudável nas escolas, junto como apoio de profissionais da área como os nutricionistas. A atuação destes deve servir para a promoção de práticas alimentares mais saudáveis que se baseiam em prover intervenções voltadas para mudanças de hábitos alimentares indesejáveis, seja por meio da assistência nutricional individual, seja por meio de atividades voltadas para grupos específicos.
REFLEXÃO II
Com base na leitura conseguimos fazer uma comparação com nosso dias em sala de aula, nos dias atuais dispomos, além do quadro negro e o giz vários recursos tecnológicos, no entanto percebemos que o resultado da aprendizagem não vem ocorrendo de forma satisfatória. No texto o autor se refere aos poucos recursos usados naquela época e no entanto, surgiram grandes obras de artes e grandes nomes; Hoje com todos os avanços tecnológicos existe a necessidade de adequação, de abertura para o novo, a fim de tornar as aulas mais atraentes, participativas e eficientes; A ideia não é abandonar o quadro negro, mas usar das novas tecnologias em sala de aula. Não podemos esquecer que as novas tecnologias veem acrescentar são ferramentas a mais na aprendizagem, e mesmo assim não iram substituir os recursos mais simples usados desde os tempos mais primórdios. De nada adianta novos recursos se não forem usados de forma adequada para que aconteça o ensino-aprendizagem
REFLEXÃO III
PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA: O mundo do trabalho na perspectiva do jovem do Ensino Médio
PROBLEMATIZAÇÃO: o tema “trabalho” na realidade do estudante do Ensino Médio é muito complexo. Engloba tanto aspectos econômicos ligados à necessidade do trabalho para sobrevivência – quanto aspectos culturais, no que tange à decisão sobre carreira profissional.
Pensar neste sentido exige uma detalhada reflexão sobre o currículo, que deve ser coerente com a necessidade do jovem e condizente com sua realidade e aspirações. Neste sentido, considera-se como concepções e princípios:
- A ruptura do dualismo estrutural existente entre o conhecimento técnico e a linha dos conhecimentos específicos;
- A integração do trabalho, ciência, tecnologia, cultura e humanismo na realidade escolar dos alunos do Ensino Médio;
- A importância dos conteúdos disciplinares e suas especificidades, interligando-os aos conhecimentos técnicos, culturais e cotidianos, na construção do processo de aquisição do de maneira direta.
EMBASAMENTO TEÓRICO: A formação humana integrada, a partir da junção de conteúdos e áreas de conhecimento, é uma proposta desejável, e pode contribuir para a aquisição do conhecimento de maneira mais direta. Entretanto, permitir que essa formação seja direcionada aos alunos sem o embasamento correto pode causar prejuízos à educação. A fragmentação dos conteúdos permite um estudo específico dos assuntos, e consequentemente, a melhor aplicabilidade no cotidiano dos estudantes. A importância dos saberes advindos das disciplinas científicas organizadas fundamentalmente pelas referências dos conhecimentos científicos e tecnológicos permite a socialização organizada dos estudantes.
Segundo RAMOS, “Compreende-se o trabalho como mediação de primeira ordem entre o homem e a natureza e, portanto, elemento central na produção da existência humana. Dessa forma, é na busca de produzir a própria existência que o ser humano gera conhecimentos, os quais são histórica, social e culturalmente acumulados, ampliados e transformados. Sob essa ótica, o conhecimento é uma produção do pensamento em que se percebem e se representam as relações constitutivas e estruturantes da realidade. A teoria, por sua vez, surge quando essas relações, elevadas ao plano do pensamento, são ordenadas e retiradas do contexto em que foram produzidas e apreendidas originalmente, com o objetivo de potencializar o avanço das forças produtivas. A ciência, nessa linha de raciocínio, é um tipo de conhecimento rigorosamente sistematizado e intencionalmente expresso em conceitos que representam as relações determinadas e apreendidas da realidade considerada. A ciência converte-se, pois, em força produtiva (RAMOS, s/d5). “
TEORIAS E CONCEITOS: Em atenção ao público que se pretende atender e as especificidades próprias dos alunos e sua relação com o mundo do trabalho, a proposta é romper com a ideia de disciplinas estanques e a educação repassada aos alunos de forma fragmentada. Neste sentido, manter a especificidade de cada disciplina é de fundamental importância para o embasamento teórico das diversas áreas de conhecimento, que contemplem o conceito de currículo e as áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, sempre buscando estratégias que liguem o cesso a esses conhecimentos e suas atividades cotidianas.
REFLEXÃO IV
PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA: O mundo do trabalho na perspectiva do jovem do Ensino Médio
PROBLEMATIZAÇÃO: o tema “trabalho” na realidade do estudante do Ensino Médio é muito complexo. Engloba tanto aspectos econômicos ligados à necessidade do trabalho para sobrevivência – quanto aspectos culturais, no que tange à decisão sobre carreira profissional.
Pensar neste sentido exige uma detalhada reflexão sobre o currículo, que deve ser coerente com a necessidade do jovem e condizente com sua realidade e aspirações. Neste sentido, considera-se como concepções e princípios:
- A ruptura do dualismo estrutural existente entre o conhecimento técnico e a linha dos conhecimentos específicos;
- A integração do trabalho, ciência, tecnologia, cultura e humanismo na realidade escolar dos alunos do Ensino Médio;
- A importância dos conteúdos disciplinares e suas especificidades, interligando-os aos conhecimentos técnicos, culturais e cotidianos, na construção do processo de aquisição do de maneira direta.
EMBASAMENTO TEÓRICO: A formação humana integrada, a partir da junção de conteúdos e áreas de conhecimento, é uma proposta desejável, e pode contribuir para a aquisição do conhecimento de maneira mais direta. Entretanto, permitir que essa formação seja direcionada aos alunos sem o embasamento correto pode causar prejuízos à educação. A fragmentação dos conteúdos permite um estudo específico dos assuntos, e consequentemente, a melhor aplicabilidade no cotidiano dos estudantes. A importância dos saberes, advindos das disciplinas científicas organizadas fundamentalmente pelas referências dos conhecimentos científicos e tecnológicos permite a socialização organizada dos estudantes.
Segundo RAMOS, “Compreende-se o trabalho como mediação de primeira ordem entre o homem e a natureza e, portanto, elemento central na produção da existência humana. Dessa forma, é na busca de produzir a própria existência que o ser humano gera conhecimentos, os quais são histórico, social e culturalmente acumulados, ampliados e transformados. Sob essa ótica, o conhecimento é uma produção do pensamento em que se percebem e se representam as relações constitutivas e estruturantes da realidade. A teoria, por sua vez, surge quando essas relações, elevadas ao plano do pensamento, são ordenadas e retiradas do contexto em que foram produzidas e apreendidas originalmente, com o objetivo de potencializar o avanço das forças produtivas. A ciência, nessa linha de raciocínio, é um tipo de conhecimento rigorosamente sistematizado e intencionalmente expresso em conceitos que representam as relações determinadas e apreendidas da realidade considerada. A ciência converte-se, pois, em força produtiva (RAMOS, s/d5).“
TEORIAS E CONCEITOS: Em atenção ao público que se pretende atender e as especificidades próprias dos alunos e sua relação com o mundo do trabalho,a proposta é romper com a ideia de disciplinas estanques e a educação repassada aos alunos de forma fragmentada. Neste sentido, manter a especificidade de cada disciplina é de fundamental importância para o embasamento teórico das diversas áreas de conhecimento, que contemplem o conceito de currículo e as áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, sempre buscando estratégias que liguem o acesso a esses conhecimentos e suas atividades cotidianas.
DISCIPLINARIEDADE: Organização curricular das disciplinas deve estar de acordo com a LDB 9394/96 contemplando as áreas do conhecimento e as disciplinas da base comum: e da parte diversificada. Cada disciplina deve prever os conteúdos específicos levando em consideração o jovem trabalhador e a proposta pedagógica do colégio para a formação acadêmica deste jovem. Assim ao elaborar os Planos de Trabalho Docente os educadores devem planejar a transmissão dos conhecimentos científicos utilizando adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos pedagógicos com o objetivo de formação integral do educando do Ensino Médio.
Para que as pessoas possam compreender o mundo e produzir novos conhecimentos, é preciso que elas se apropriem do conhecimento já produzido socialmente ao longo da história. Assim, se faz uma transposição dos campos científicos para as disciplinas escolares. Porém, estas quando consideradas apenas como acervos de conteúdos de ensino, isoladas e desprendidas da realidade concreta da qual esses conceitos se originaram, não permitem que o processo de ensino e aprendizagem redunde efetivamente na compreensão da realidade pelo educando.
INTERDISCIPLINARIDADE: As áreas de conhecimento na organização curricular, portanto, devem expressar o potencial de aglutinação, integração e interlocução de campos de saber, ampliando o diálogo entre os componentes curriculares e seus respectivos professores, com consequências perceptíveis pelos educandos e transformadoras da cultura escolar rígida e fragmentada. Trata-se de um tipo de organização que tem a interdisciplinaridade como princípio. Esta, por sua vez, não é um processo interno somente às respectivas áreas, mas também entre os componentes curriculares de outras áreas. Para isto, é o princípio da historicidade do conhecimento que pode contribuir, pois o trabalho pedagógico fecundo ocupa-se em evidenciar, junto aos conceitos, as razões, os problemas, as necessidades e as dúvidas que constituem o contexto de produção de um conhecimento. Sendo assim, a interdisciplinaridade torna-se mais do que um método, e sim uma necessidade.
Como afirma Frigotto (1995, p. 33):
O trabalho interdisciplinar se apresenta como uma necessidade imperativa pela simples razão de que a parte que isolamos ou arrancamos do contexto originário do real para poder ser explicada efetivamente, isto é, revelar no plano do pensamento e do conhecimento as determinações que assim a constituem, enquanto parte, tem que ser explicitada na integridade das características e qualidades da totalidade. É justamente o exercício de responder a esta necessidade que o trabalho interdisciplinar se apresenta como um problema crucial, tanto na produção do conhecimento quanto nos processos educativos e de ensino.
Diante disso, sentimos a necessidade de programar o currículo com atividades esportivas, artísticas, laboratórios de Química, Física, Biologia, com modernização e ressignificação dos ambientes educativos, melhoria dos equipamentos tecnológicos e de informática, realização de eventos como: Feiras, Mostras, Festivais, Olimpíadas, estabelecer aprofundamentos de temas, conteúdos, bem como realizar atividades externas à escola, como visitas a museus, zoológicos, dentre outros espaços, desde que as ações sejam decorrentes de objetivos e conteúdos curriculares e contribuam para o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, à melhoria dos índices educacionais do Ensino Médio.
PROPOSTAS DE COMPONENTES CURRICULARES
Conforme disciplinas citadas anteriormente, as bases científicas, éticas, culturais e políticas da educação devem direcionar a seleção de conteúdos das disciplinas é necessário formular um dispositivo que permita maior unidade entre o conteúdo das disciplinas. A partir destes teríamos elementos concretos para trabalhar a realidade do nosso educando, tendo como aspecto principal o ensino-aprendizagem.
As disciplinas devem ser compostas entendendo-se que os conhecimentos que as constituem são relevantes aos educandos, num processo de construção.
POSSÍVEL SEQUÊNCIA CURRICULAR
Segundo o Art. 35º. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:
I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamentos posteriores;
III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
DISTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES, TEMPOS E ESPAÇOS CURRICULARES.
A distribuição de tempos e espaços curriculares deve ser planejad0 em conjunto, entre professores, pedagogos, diretores enfim toda comunidade escolar, tendo como objetivo principal o ensino-aprendizagem, bem como o desenvolvimento de um método de ensino coerente entre educação e sociedade, produção e ensino. Portanto educadores e educandos devem articular experiência e conhecimentos científicos, construir novos conhecimentos, respeitando mutuamente a diversidade de gênero, etnia e cultura.
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