Áreas do Conhecimento e Integração Currícular

TEMÁTICA IV   -     HILÁRIO JOSÉ PELISSER
       Para que as pessoas possam compreender o mundo e produzir novos conhecimentos é preciso que elas se apropriem do conhecimento já produzido socialmente ao longo da história, fazendo assim uma transposição dos conhecimentos científicos para as disciplinas escolares de maneira integrada e contextualizada mostrando sua importância como resposta as necessidades sociais para que haja maior  integração (trabalho, ciência, tecnologia e cultura) e dar sentido a estes saberes não é tarefa fácil, no entanto temos a possibilidade de através deste modelo curricular atual buscar entender o por que se deve ensinar tais disciplinas e rever o que se ensina, e por que se ensina,  refletir o currículo  as concepções e quando se pensa em educação e formação do conhecimento científico. O trabalho tem significado fundamental, faz parte da existência humana a qual possibilita e garante essa existência, a educação tem suas finalidades seus valores e defende esses valores como direitos sociais e não como produto. A pesquisa tem finalidade científica  para resolver problemas e produzir conhecimentos, o educador estimula o aluno a pesquisar, refletir, argumentar, pois fazendo parte desse processo, se torna protagonista da produção do conhecimento, algo a ser repensado e re-elaborado na formação de um novo currículo. A escola também deve trabalhar a autonomia e responsabilidade, rever conteúdos e metodologias, de maneira prazerosa e significativa para resolver os problemas de aprendizagem dos alunos. Na história da educação, quando se buscam melhorias dos processos de ensino e aprendizagem tendo em vista uma melhor compreensão da realidade e  dos conteúdos curriculares, a questão da integração curricular tem se colocado como uma possibilidade pensada a partir de diferentes pressupostos educativos e pedagógicos, onde possa ocorrer a interdisciplinaridade mesmo sendo um ensino por disciplinas. Com a  integração e conscientização dos professores de passar o conhecimento de forma contextualizada, procurando atender os anseios da comunidade escolar, teremos um currículo em que o aluno construirá  um saber que permita exercer sua opinião de forma crítica.