Os conhecimentos escolares, são relevantes, são selecionados e organizados para que possam ser ensinados e aprendidos. Sendo essencial do desenvolvimento próprio do estudante, bem como de sua formação ética, estética e política. As possibilidades de interação entre os componentes curriculares na interdisciplinariedade pode contribuir para um trabalho pedagógico onde todas as áreas do conhecimento, ocupam-se em evidenciar, junto aos conceitos, as razões, os problemas, as necessidades e as dúvidas em que constituem o contexto de produção de um conhecimento.
E necessário potencializar o fortalecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva de contribuir com a edificação da autonomia intelectual dos sujeitos frente à construção do conhecimento e de outras práticas sociais. As dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, constituem-se como eixo integrador da formação do currículo do Ensino Médio e são essenciais à formação humana e promove um Ensino Médio de qualidade social.
O trabalho interdisciplinar é uma necessidade imperativa pela simples razão de todas as áreas do conhecimento estarem em comum acordo com as necessidades dos sujeitos para um trabalho de produção de um aprendizado, tanto na produção de conhecimento quanto nos processos educativos e de ensino.