Áreas do conhecimento

Apesar do Estado do Paraná possuir uma organização disciplinar do currículo, é possível projetar um processo de ensino e aprendizagem organizado em áreas do conhecimento, pois aprender de forma contextualizada é o que permite ao aluno relacionar aspectos presentes da vida pessoal, social e cultural, ao mesmo tempo em que mobiliza suas competências cognitivas e emocionais já adquiridas, para as novas possibilidades de reconstrução do conhecimento (PCN - Ensino Médio, 1999). O trabalho por projetos é uma forma usada para  potencializar a articulação entre os saberes das diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios e recursos de ensino.

No momento em que o projeto é colocado em ação, evidenciam-se questões por meio de feedbacks, comparações, reflexões e de novas relações que fazem emergir das certezas novas dúvidas e das dúvidas algumas certezas. Para isto é necessário que o professor desenvolva estratégias pedagógicas que possibilitem o aprendizado tanto no sentido da abrangência como no sentido do aprofundamento de conceitos (Freire & Prado, 1999). O sentido da abrangência é representado pelo trabalho por projetos, no qual as diversas áreas curriculares se articulam e o sentido do aprofundamento refere-se às particularidades de uma área/disciplina, a qual pode emergir do próprio projeto em ação.

As limitações encontram-se no fazer pedagógico, devido a fragmentação em que se dá a formação docente.

Almeida, M.E.B. (1999). Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. Artigo publicado no site: http://www.proinfo.gov.br. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

Freire & Prado. Projeto Pedagógico: Pano de fundo para escolha de software educacional. In: O computador na sociedade do conhecimento (org.) J.A. Valente. Campinas, SP, NIED-UNICAMP, 1999. p.111-129.