Colégio Estadual de Marmeleiro Ensino Fundamental e Médio
Postadopor: Lúcia Clair Flach Pasquali
Professores: Albino Muller, Andriele Toller, Gema de Fatima Zambilo, Jânia Scherer, José Luiz de Quadros, Joelma Schewig, Rosangela Prestes, Maribel Colognese,Janete Silva Vial, Nivaldo Amaral, Rene Duguay de Liz , Sirlene Scolari Pontes, Valdirene Hackbarth, Celso Pedro Scolari, Darci Baldo, Cristiana Maria Menegazzo Canton, Carmélia Roque Pacheco.
Atividade de Reflexão e Ação do Caderno IV
Para elaborar uma proposta curricular multidisciplinar, com o objetivo de chegar à organização em componentes curriculares, se faz necessário maior fundamentação teórica sobre a temática. Percebemos como fundamental, que, para viabilizar qualquer mudança na organização curricular do ensino médio, inicialmente se faz necessário a formação adequada dos envolvidos com o processo, uma formação que leve o professor a se posicionar como estudioso, entendedor dos fundamentos de sua disciplina e dos conteúdos mais relevantes , que dela fazem parte, historicizando e trabalhando os mesmos dialeticamente. Consideramos também imprescindível o professor conhecer os movimentos filosóficos, políticos e psicológicos que envolvem a sua disciplina e a organização curricular de sua escola, que esteja politizado para ter clareza de que tipo de aluno pretende formar através do seu trabalho, posicionando-se adequadamente com relação as reformas consideradas relevantes. Acreditamos que em qualquer reforma curricular que se fizer necessária, as disciplinas deverão ser mantidas, pois cada ciência tem os conceitos inerentes a cada uma delas, que devem ser aprofundados e que se trabalhados de forma interdisciplinar, na sua historicidade dialética, mantém a sua totalidade. É importante que os professores discutam com seus pares e façam uma explanação sobre os fundamentos da sua disciplina para que se chegue a um redesenho curricular possível, trazendo para perto conteúdos que possuem o mesmo foco. Outras questões importantes devem ser priorizadas como: partir da totalidade, preservar as disciplinas das áreas, utilizar a metodologia histórico crítica que parte do questionamento do real, colocar o conhecimento no movimento da totalidade, pois o conteúdo retirado do real, sempre explica o real, depende do método utilizado para ensiná-lo. Instrumentalizar o aluno para que aprenda a realizar síntese, levantar hipóteses, resolver problemáticas através da pesquisa, envolvendo-se de maneira crítica na sociedade. Para finalizar, citamos como de suma importância questões de ordem organizacional, estrutural, materiais e humanas que se fazem necessárias na escola, para que as mudanças possam ocorrer com sucesso.