Reflexão Ação 1
Educação Alimentar e Nutricional
Pensando numa Educação Alimentar e Nutricional, quais as implicações da alimentação baseada no fast food e produtos industrializados aos nossos alunos?
História – buscar as origens e os diferentes tipos de alimentos a partir da idade moderna/contemporânea, nos diferentes grupos sociais.
Conteúdos: Grandes navegações – 2 aulas
Revolução Industrial – 4 aulas
Globalização – 4 aulas
Sociologia – conhecer e compreender o contexto social da produção destes alimentos no referido período.
Conteúdos: Trabalho e modos de produção – 2 aulas
Instituições Sociais e formação da sociedade - 4
Matemática – identificar nas embalagens dos produtos o valor nutricional e a quantidade de calorias destes produtos, comparando a quantidade real com a ideal.
Conteúdos: Porcentagem – 4 aulas
Estatística – 4 aulas
Resolução de problemas – 4 aulas
Língua Portuguesa - análise do discurso implícito nas propagandas midiáticas sobre a necessidade do consumo destes produtos.
Conteúdos: Gêneros Textuais – 12 aulas
Filosofia – analisar a ideologia do consumismo, alienação, dominação contidas nas propagandas midiáticas.
Conteúdos: Teoria do conhecimento – 4 aulas
Filosofia política – 4 aulas
Geografia- conhecer e analisar a qualidade dos alimentos produzidos na região pela agricultura familiar.
Conteúdos: Agricultura e Agronegócios – 8 aulas
Biologia – analise das consequências de uma alimentação inadequada culminando com a obesidade.
Conteúdos: Saúde e qualidade de vida (morfologia) – 8 aulas
Arte – campanha de conscientização, com a produção de materiais visuais e midiáticos, alertando para uma Educação alimentar e nutricional adequada.
Conteúdos: Artes visuais – 8 aulas
Inglês – buscar a origem e o significado dos nomes dos produtos industrializados estrangeiros.
Conteúdos: Gramática – 4 aulas
Gênero textual – 4 aulas
Química – analisar a quantidade de sódio que compõem os alimentos e suas consequências para a saúde.
Conteúdos – Elementos químicos – 4
Ligações químicas - 4
Educação Física – analisar quais atividades físicas auxiliam na busca de melhores resultados para a qualidade de vida.
Conteúdos – Ginástica de condicionamento físico – 4
Ginástica geral - 4
Reflexão Ação 2
1- Trabalho – ação de transformar o carvão em arte (algo útil).
Cultura – resultado da ação, é a arte, como por exemplo uma pintura de Van Gogh.
Tecnologia – os diferentes instrumentos usados como, carvão, pena tinteira e lápis de carpinteiro.
Ciência – conhecimento do processo de transformação como um todo.
2- O material poderia ser usado em vários componentes curriculares para conhecer a realidade e o contexto sócio – histórico, cultural, científico e tecnológico na qual a obra foi produzida, e no qual o autor estava inserido que é o século XIX.
Reflexão Ação 3
QUESTÃO 3- Caderno IV
1- Fato: Revolução Industrial
Problema: Que tipo de mudanças a Revolução Industrial Inglesa do século XVIII, influenciou na Contemporaneidade.
2-
Tecnologia: Que avanços tecnológicos houve na Revolução Industrial?
Economia: O que causou na economia a supervalorização do capital?
História: Que tipo de rompimento houve no processo histórico das relações servis para assalariada?
Ambiental: Quais foram os impactos ambientais sofridos pelas cidades na era industrial?
Educacional: que tipo de modelo educacional foi necessário para esta sociedade?
Social: que tipo de sociedade formou-se na era da industrialização?
Cultural: que tipo de práticas culturais passou a ser valorizados por esta sociedade Industrial?
3- Bibliografias: Fundamentação Teórica
DECCA, Edgar e Meneguello Cristina. Fábricas e Homens: A Revolução Industrial e o Cotidiano dos trabalhadores. São Paulo, Atual, 1999;
CÂNEDO, Letícia Bicalho. A Revolução Industrial, São Paulo, 1994;
E.P. THOMPSON, Formação da Classe Operária;
RAYMOND Williams, O que é cultura?
MARX, Karl. O Capital, São Paulo: Nova Cultural, 1988.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das letras, 2002.
HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. RJ: LTC Editora, 1986, cap. 18 MARX, Karl. O Manifesto Comunista de 1848. SP: Editora Mores, 1987.
HOBSBAWM, Eric. A era dos impérios - 1875-1914 (2009 Paz e Terra)
4- Por áreas: (Disciplinaridade)
Humanas: Desigualdades; exploração, classe social,mais valia, luta de classes, trabalho, modo de produção, etc.
Exatas: Espaço e Forma, Estatística, resolução de problemas, etc.
Linguagens, códigos e suas tecnologias: gêneros textuais, padrões de linguagens, etc.
5- Interdisciplinaridade: Temas centrais para trabalhar a fim de se chegar à totalidade do problema levantado.
- Salário;
- Capitalismo: Globalização e o Neoliberalismo (teoria neomalthusiana, darwinismo social etc.);
- Máquina;
Reflexão Ação 4
1- Poderíamos fazer juntamente com os alunos um estudo do histórico de criação/evolução/transformação do Colégio.
2- Promover um debate entre professores (a luz da sua disciplina) e alunos sobre as consequências da usurpação do uso ilegal da energia