Áreas de Conhecimento e Integração Curricular - Col. Est. do Campo Novo Sarandi

Reflexão Ação 1

Educação Alimentar e Nutricional

Pensando numa Educação Alimentar e Nutricional, quais as implicações da alimentação baseada no fast food e produtos industrializados aos nossos alunos?

História – buscar as origens e os diferentes tipos de alimentos a partir da idade moderna/contemporânea, nos diferentes grupos sociais.

Conteúdos: Grandes navegações – 2 aulas

Revolução Industrial – 4 aulas

Globalização – 4 aulas

Sociologia – conhecer e compreender o contexto social da produção destes alimentos no referido período.

Conteúdos: Trabalho e modos de produção – 2 aulas

                  Instituições Sociais e formação da sociedade - 4

Matemática – identificar nas embalagens dos produtos o valor nutricional e a quantidade de calorias destes produtos, comparando a quantidade real com a ideal.

Conteúdos: Porcentagem – 4 aulas

                   Estatística – 4 aulas

                   Resolução de problemas – 4 aulas

 

Língua Portuguesa -  análise do discurso implícito nas propagandas midiáticas sobre a necessidade do consumo destes produtos.

Conteúdos: Gêneros Textuais – 12 aulas

                      

Filosofia – analisar a ideologia do consumismo, alienação, dominação contidas nas propagandas midiáticas.

Conteúdos: Teoria do conhecimento – 4 aulas

                   Filosofia política – 4 aulas

                      

Geografia- conhecer e analisar a qualidade dos alimentos produzidos na região pela agricultura familiar.

Conteúdos: Agricultura e Agronegócios – 8 aulas

 

Biologia – analise das consequências de uma alimentação inadequada culminando com a obesidade.

Conteúdos: Saúde e qualidade de vida (morfologia) – 8 aulas

Arte – campanha de conscientização, com a produção de materiais visuais e midiáticos, alertando para uma Educação alimentar e nutricional adequada.

Conteúdos: Artes visuais – 8 aulas

 

Inglês – buscar a origem e o significado dos nomes dos produtos industrializados estrangeiros.

Conteúdos: Gramática – 4 aulas

                  Gênero textual – 4 aulas

 

Química – analisar a quantidade de sódio que compõem os alimentos e suas consequências para a saúde.

Conteúdos – Elementos químicos – 4

                        Ligações químicas - 4

Educação Física – analisar quais atividades físicas auxiliam na busca de melhores resultados para a qualidade de vida.

Conteúdos – Ginástica de condicionamento físico – 4

                   Ginástica geral - 4

Reflexão Ação 2

1- Trabalho – ação de transformar o carvão em arte (algo útil).

Cultura – resultado da ação, é a arte, como por exemplo uma pintura de Van Gogh.

Tecnologia – os diferentes instrumentos usados como, carvão, pena tinteira e lápis de carpinteiro.

Ciência – conhecimento do processo de transformação como um todo.

2- O material poderia ser usado em vários componentes curriculares para conhecer a realidade e o contexto sócio – histórico, cultural, científico e tecnológico na qual a obra foi produzida, e no qual o autor estava inserido que é o século XIX.

Reflexão Ação 3

QUESTÃO 3- Caderno IV

1- Fato: Revolução Industrial

 

Problema: Que tipo de mudanças a Revolução Industrial Inglesa do século XVIII, influenciou na Contemporaneidade.

2- 

Tecnologia: Que avanços tecnológicos houve na Revolução Industrial?
Economia: O que causou na economia a supervalorização do capital?
História: Que tipo de rompimento houve no processo histórico das relações servis para assalariada?
Ambiental: Quais foram os impactos ambientais sofridos pelas cidades  na era industrial?
Educacional: que tipo de modelo educacional foi necessário para esta sociedade?
Social: que tipo de sociedade formou-se na era da industrialização?
Cultural: que tipo de práticas culturais passou a ser valorizados por esta sociedade Industrial?
3-  Bibliografias: Fundamentação Teórica

DECCA, Edgar e Meneguello Cristina. Fábricas e Homens: A Revolução Industrial e o Cotidiano dos trabalhadores. São Paulo, Atual, 1999;

CÂNEDO, Letícia Bicalho. A Revolução Industrial, São Paulo, 1994;

E.P. THOMPSON, Formação da Classe Operária;

RAYMOND Williams, O que é cultura?

MARX, Karl. O Capital, São Paulo: Nova Cultural, 1988.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das letras, 2002.

HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. RJ: LTC Editora, 1986, cap. 18 MARX, Karl. O Manifesto Comunista de 1848. SP: Editora Mores, 1987.

HOBSBAWM, Eric. A era dos impérios - 1875-1914 (2009 Paz e Terra)

4- Por áreas: (Disciplinaridade)

Humanas: Desigualdades; exploração, classe social,mais valia, luta de classes, trabalho, modo de produção, etc.

Exatas: Espaço e Forma, Estatística, resolução de problemas, etc.

Linguagens, códigos e suas tecnologias: gêneros textuais, padrões de linguagens, etc.

5- Interdisciplinaridade: Temas centrais para trabalhar a fim de se chegar à totalidade do problema levantado.

- Salário;

- Capitalismo: Globalização e o Neoliberalismo (teoria neomalthusiana, darwinismo social etc.);

- Máquina;

 

Reflexão Ação 4

1- Poderíamos fazer juntamente com os alunos um estudo do histórico de criação/evolução/transformação do Colégio.

2-  Promover um debate entre professores (a luz da sua disciplina) e alunos sobre as consequências da usurpação do uso ilegal da energia