ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR – CADERNO IV

COLÉGIO ESTADUAL NIRLEI MEDEIROS - E.F.M

Coordenadora: Cláucia Fonseca

Cursistas: Aparecida Josiane, Elenice Bloot, Eliane Princival, Jean Fabio, Michele Sanabe e Sérgio Leal

Em outras palavras
O homem sempre foi o sujeito produtor do conhecimento, a partir dos gregos antigos, quando os relatos míticos eram difundidos nos festivais, norteando a conduta humana e explicando a origem do homem, da vida e do universo, até a mudança do pensamento mitológico para o racional, com a entrada dos conceitos filosóficos.
A mudança de pensamento no decorrer da humanidade só foi possível devido à capacidade do homem de rever seus conceitos e criar novas formas de analise, buscando o conhecimento e não me atendo somente àquilo que já estava pronto, mas também a busca por novas respostas, estas buscas atreladas a curiosidade humana de explicar aquilo ao qual não tinha controle.
Desde o princípio o homem busca saciar a sua sede de conhecimento, não se contentando apenas em ser um objeto de conhecimento. Como sujeito, o homem quer fazer parte e criar suas respostas, com base na racionalidade inerente a qualquer ser humano.
O homem como sujeito do conhecimento, tem a capacidade de modificar a realidade a sua volta, dando longevidade a sua espécie modifica os rumos que a humanidade está tomando. Tanto positivamente, quanto negativamente. Faz parte do ser humano buscar o conhecimento e repassá-lo, produzir e reproduzir, criar e modificar toda a realidade a sua volta.