Áreas de conhecimento e integração curricular

Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio

Atividade desenvolvida pelos professores:
Adriano Moreira Trindade
Eliete Cristina De Souza Bottini Carmo
Elisabete Padilha de Andrade
Elisangela de Andrade Antonio
Leda Maria de Souza Vanhoni
Lúcia de Fatima Garcia Costa
Luiz Henrique da Graça Nogueira
Marieli Mendes de Oliveira
Patrícia de Cassia Manassés
Amanda Gabrieli do Pilar Silva
Leo Willian Alves Debner

Reflexão em ação

Após assistirmos ao filme Ponto de Mutação e lermos os textos propostos pelo caderno IV discutimos diversas possibilidades de trabalho entre as áreas de conhecimento. Os professores se reuniram por área, discutiram e criaram formas de trabalhos em sala de aula que integrassem as disciplinas afins, promovendo uma visão interdisciplinar do tema.
As disciplinas de Química e Biologia, área Ciências da Natureza, se articulam muito bem em relação ao tema “educação alimentar e nutricional”. A composição química dos elementos pode ser trabalhada em ambas as áreas, como por exemplo: conhecendo as proteínas, carboidratos, lipídios, solubilidade, acidez dos alimentos, processo de respiração celular e quantidade de calor.
A questão nutricional tem grande influencia, uma vez que crianças que se alimentam adequadamente se desenvolvem melhor, tanto mentalmente como fisicamente. O alimento é o combustível essencial para o funcionamento das células. A boa alimentação fornece energia, nutrientes saudáveis, além de retardarem o processo do envelhecimento celular.  Hoje em dia os alimentos tem influenciado muito na alimentação das pessoas, tornando muita das vezes atrativa, mais sem valor nutricional nenhum, pois a grande quantidade de agrotóxico atrapalha o valor nutricional das frutas e verduras. O problema do uso inadequado de agrotóxico nas plantações é o acúmulo de metais pesados entre os seres vivos durante a cadeia trófica.  Hoje, é direito de todo o cidadão ter e usufruir de uma alimentação de qualidade.
Outra questão muito importante para ser discutida nas disciplinas escolares, é a saúde. Os alunos devem conhecer os problemas e doenças causados pela ingestão de verduras e frutas mal lavadas e contaminadas, seja por parasitas ou agrotóxicos. Também devem conhecer o manuseio adequado dos alimentos, evitar ingestão de produtos vencidos ou embalagens com defeitos. Uma boa higiene na preparação dos alimentos evita diversos tipos de contaminação e doenças.
A água é outro fator importante quando se fala em nutrição. Nosso corpo precisa de água para realizar seu metabolismo, sem a água nossas células morreriam, tanto é que 70% do corpo de um indivíduo adulto é água. É recomendado, ingestão de 2 litros de água por dia e uso mais frequente de frutas, verduras e legumes nas refeições.
A alimentação é uma prática vital para os indivíduos e varia conforme a localização geográfica, religião, cultura e aspectos socioeconômicos. Um bom exemplo disso são as comidas exóticas que nada mais é que uma manifestação da cultura local. Muitos alimentos que passam por ser repugnantes, nojentos, asquerosos para determinadas regiões, podem ser iguarias para outras. Cada comida tem uma história e um significado, por exemplo, na China, come-se muitos insetos assados ou fritos, cujo valor nutricional é alto, devido a grande quantidade de proteínas.
Para finalizar os professores construíram planos de aula com a temática “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada com os componentes curriculares de todas as áreas do conhecimento.

Plano de Aula de Educação Física
Título: Educação Alimentar e Nutricional
Conteúdo Estruturante: Esporte
Conteúdo Básico: Coletivo e individual
Recursos: Pesquisas em revistas e sites sobre diferentes receitas sobre valores nutricionais.
Quantidade de aula: 4 a 6 aulas
Objetivos: Conscientizar o aluno de quão benéfico pode vir a ser a mudança de hábitos alimentares aliados à atividade física, para uma vida mais saudável.

Metodologia:
1º Momento: Levantamento de dados sobre uma dieta rica em alimentos importantes para o desenvolvimento dos adolescentes, assim como a restrição daqueles que fazem mal a saúde (Ex: alimentos industrializados, embutidos com grande quantidade de sódio).
2º Momento: Propor aos alunos a busca dentre estes alimentos que venham melhor compor sua própria dieta, de acordo com o gasto energético de cada um.
3º Momento: A partir da coleta destes dados o professor interage com a turma, explicando as diferenças entre estes grupos alimentares,  ( Carboidratos , frutas e vegetais, proteínas derivados do leite, acúcares e gorduras) a necessidade fisiológica de  alimentar-se e produzir energia, aliada com o gasto calórico exigido em atividades do dia a dia de acordo com o metabolismo individual. Fazendo as correções exigidas em cada elaboração de uma dieta alimentar trazidas pelos alunos.
Avaliação: Deverá ser capaz de elaborar um cardápio com o valor energético adequado e individual de acordo com suas necessidades, sabendo o que deve e o que é saudável para seu organismo.

PLANO DE AULA: GEOGRAFIA
TITULO: A Educação Alimentar e Nutricional na contribuição do aumento da taxa de expectativa de vida da população brasileira.
CONTEÚDO ESTRUTURANTE: Dimensão econômica do Espaço Geográfico.
CONTEÚDO BÁSICO: A Transformação demográfica, a distribuição espacial e os índices estatísticos da população brasileira.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 4 Aulas.
ETAPA: 1° Ano do Ensino Médio.
DESENVOLVIMENTO: Para iniciar a aula apresentar dados estatísticos através de gráficos e tabelas comparativas do aumento da expectativa de vida e a diminuição da taxa de mortalidade infantil da população brasileira. De acordo com o IBGE a expectativa de vida da população brasileira aumentou para 72,2 anos, os alunos poderão constatar isso através da leitura do texto “Expectativa de Vida dos Brasileiros” retirado do site Brasil Escola. Nesse mesmo texto constataram que além do avanço da medicina a boa alimentação também contribuiu e muito para que os brasileiros tenham uma vida mais sadia e com isso aumentar a sua expectativa de vida e reduzir a taxa de mortalidade infantil.
AVALIAÇÃO: A avaliação deverá ocorrer da seguinte forma: os alunos serão divididos em grupos e deverão analisar gráficos e tabelas,  também pesquisar sobre os 5 alimentos vegetais mais consumidos, apontados nos gráficos e nas tabelas apresentadas. Cada grupo deverá eleger um dos alimentos e levantar os seguintes aspectos: origem, propriedades nutricionais, formas de cultivo, formas de preparo e consumo, região em que o alimento e mais cultivado e mais consumido. Após cada grupo deverá montar um painel ilustrativo com imagens, textos das informações e deverá expor sua produção para a classe. 
OBS: Orienta-los para que pesquisem em livros, revistas, artigos de jornais e sites etc.
BIBLIOGRAFIA:
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Geografia. Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Departamento de Educação Básica, Paraná, 2008.

http://horizontegeografico.com.br/arquivos/arquivo_78.pdf

http://www.brasilescola.com/brasil/idh-nutricao-populacao-brasileira.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/expectativa-vida-dos-brasileiros.htm

Disciplina : Matemática
Título da proposta : Educação Alimentar e Nutricional - Fazendo um balanço energético do dia a dia dos alunos a relação entre a  energia adquirida e energia gasta .

Conteúdos Estruturantes :
Números e Álgebra
Grandeza e medidas
Funções
Geometria
Tratamento da informação
Conteúdos Específicos
Número reais
Medidas de Informática
Medidas de Capacidade
Função linear
Função Afim
Geometria Plana
Pano Cartesiano
Interpretação de gráficos
Estimativas

Quantidade de aulas : 5 aulas

Recursos Metodológicos :
Calculadora
Régua
Papel milimetrado
Computadores com acesso à internet

Encaminhamento Metodológico :
Será solicitado que cada aluno anote  no dia anterior, os alimentos e as porções  por eles consumidos  durante o dia anterior  . Anotará também, as atividades físicas realizadas durante todo o dia .
Será apresentada aos alunos uma tabela de alimentos e suas respectivas calorias .eles serão questionados : “Será que você anda gastando toda energia que consome ou será que parte dessa energia está ficando armazenada na forma das tão temidas "gordurinhas"?
A seguir , os alunos consultarão a internet na página : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9381/zip/atividade1...
Onde encontrarão uma tabela de alimentos e de cálculo de energia consumida.

A seguir , anotarão as atividades físicas realizadas durante o dia ,na tabela da pa´gina :
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9381/zip/atividade1...

Este programa permite também gerar o gráfico comparativo entre a energia adquirida e a energia gasta . 
Cada aluno deverá reproduzir o gráfico de seu desempenho em papel milimetrado. Será criado um painel com os gráficos da turma . Os alunos deverão apresentar um relatório escrito com as conclusões obtidas nesta atividade .
Objetivos :
O aluno deverá refletir sobre os resultados obtidos . Se a energia gasta ao longo de um dia é coerente com a energia gasta . E principalmente , se há necessidade de uma mudança de hábitos alimentares e físicos , visando assim melhorias nas suas condições físicas .

Texto Provocativo :
Um adulto necessita em média de 2000 kcal ao dia. É através dos alimentos que adquirimos a energia necessária para o funcionamento do corpo e realização das várias atividades cotidianas. Para isso, boa parte dessa energia, fornecida pelos alimentos, é utilizada na manutenção da temperatura corporal e no funcionamento dos diferentes órgãos como coração, cérebro, rins, fígado, etc; o restante é utilizado em atividades que reivindicam algum tipo de esforço físico, tais como: caminhar, andar de bicicleta, correr, subir escadas, etc. Quanto mais intensa for esta atividade, mais energia será consumida. Todo energia excedente é armazenada na forma de gorduras.

Disciplina de Arte
Plano de aula
Número de aulas: 04
Tema: Educação Alimentar e Nutricional Recursos Didáticos:
Quadro e giz, vídeos, pendrive, slides, multimídia
Conteúdo Estruturante:
Cor, Luz, Textura, Superfície, Forma, volume Critério de Avaliação:
O aluno deverá ser capaz de compreender a composição nutricional dos alimentos citados no conteúdo através de suas cores.
Entendendo que quanto mais colorido for o prato mais nutritivo e saudável ele é.
Conteúdo Básico:
As cores e suas funções Instrumentos de Avaliação:
O aluno deverá ser capaz de apropriar-se do conhecimento em arte, relacionando as cores dos alimentos para uma alimentação saudável e nutritiva.
Atividades no caderno, avaliações orais e escritas (individuais e coletivas).
Pesquisas.
Conteúdo Específico:
Os alimentos suas cores e funções  Referências:
Paraná, Secretaria de Estado da Educação
Livro Didático – Curitiba 2005
Internet:
http://www.guiadasemana.com.br/restaurante/alimentação-saudavel-as-cores-e-suas-funcoes
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nove_cores_da_dieta.htm

Justificativa:
É importante para o aluno saber a relação entre as cores dos alimentos e sua composição nutricional para uma alimentação saudável.
Metodologia: Leitura de textos, imagens, figuras impressas, jornais, revistas para pesquisas.

Disciplina de Língua Portuguesa
I. Plano de Aula:  Língua Portuguesa
II. Tema:
-EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

III .CONTEÚDO ESTRUTURANTE
- DISCURSO
IV. CONTEÚDO BÁSICO :
-PRÁTICA DA LEITURA – ORALIDADE – ESCRITA
  LEITURA : Textos informativos : Adolescentes brasileiros estão cada vez mais gordinhos – Emagrecer com saúde – Frutas cítricas para as artérias – Decifrar e comer
  ORALIDADE : Interpretação de texto.
  ESCRITA :  Produção de redação dissertativa argumentativa.

V   V. METODOLOGIA
Leitura e discussão de textos diversos ( reportagem- artigos de revistas-internet )
Promover debate sobre o tema . Oportunizar a socialização das ideias dos alunos.
VII    VI. OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS DE APRENDIZAGEM
Espera-se que o aluno :
-compreenda os diferentes gêneros textuais apresentados.
-explore as informações contidas nos textos.
-utilize a norma padrão.
-interprete corretamente a ideia central do texto.
VII. AVALIAÇÃO
Através da participação oral e escrita do aluno , apresentação do trabalho sobre o conteúdo assimilado.
VII. REFERÊNCIAS
Livro didático : Português Linguagens – Saraiva
www.revistasaude.com.br

Disciplina de Inglês
I. Plano de Aula: Data:24/10/2014.Pacto pelo fortalecimento  do Ensino Médio.

II. Tema:
-EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
III .CONTEÚDO ESTRUTURANTE
- DISCURSO
IV. CONTEÚDO BÁSICO :
-PRÁTICA DA LEITURA – ORALIDADE – ESCRITA
  LEITURA : Textos informativos : Perigos do fast food. Por dentro dos Estados Unidos . Malefícios do fast food.
  ORALIDADE : Interpretação de texto.
  ESCRITA :  conhecimento do vocabulário -tradução do inglês para o português.
VI.V. METODOLOGIA
Leitura e discussão de textos diversos ( reportagem- artigos de revistas-internet )
Promover debate sobre o tema . Oportunizar a socialização das ideias dos alunos. Uso do dicionário Inglês- português.
VII. VI.OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS DE APRENDIZAGEM
Espera-se que o aluno :
-compreenda os diferentes gêneros textuais apresentados.
-explore as informações contidas nos textos.
-utilize a norma padrão.
-interprete corretamente a ideia central do texto.
VII. AVALIAÇÃO
Através da participação oral e escrita do aluno , apresentação do trabalho sobre o conteúdo assimilado.
VIII. REFERÊNCIAS
Perigos do fast food..www.solinguainglesa.com.br. Acesso em 24/10/2014.
Inside the United State. Www.mundoeducacao.com.br.acesso 24/10/2014.
Malefícios do fast food.www.infoescola.com. Acesso em 24/10/2014.

Disciplina: Química e Biologia
I. Plano de Aula: Período 4º bimestre
II. Tema: Educação alimentar e nutricional
III. Objetivos:
Conhecer a composição química dos alimentos e dos agrotóxicos.
Relacionar os compostos orgânicos com o metabolismo celular.
Conscientizar os alunos sobre os malefícios que o uso do agrotóxico causa ao organismo.
Identificar os principais alimentos atingidos pelo uso de agrotóxicos.
IV. Conteúdo:
Biologia: Conteúdo Estruturante: Mecanismos Biológicos.
Conteúdo Básico: Mecanismos celulares biofísicos e bioquímicos.
Química: Conteúdo Estruturante: Biogeoquímica.
Conteúdo Básico: Condições fundamentais para ocorrência das reações químicas (natureza dos reagentes, contato entre os reagentes, teoria da colisão).
V. Metodologia:
Primeiramente, expor um vídeo sobre o tema, introduzindo o assunto. Em seguida, organizar os alunos em equipes e explicar o assunto com o auxílio do quadro e do livro didático. Os assuntos serão: os carboidratos, as proteínas e os lipídios. No entanto, também serão estudadas: a água, as vitaminas, os minerais, as enzimas, os aditivos alimentares como aromas, corantes, emulsificantes, entre outros.  Serão apresentados os grupos de substâncias químicas utilizadas no controle de pragas e doenças de plantas (Abamectina, Acefato, Glifosato, Veto).  Após explicação do conteúdo, o Professor entregará a cada grupo, alguns exemplares de alimentos (pimentão, pepino, uva, morango, tomate, mamão, maça, alface) e frascos vazios de agrotóxicos. A partir disso, cada equipe irá pesquisar e discutir qual a composição química presente nos alimentos e o que esses compostos trarão de benefícios nutricionais ao organismo. Os alunos irão identificar quais alimentos são mais atingidos pelo uso de agrotóxicos, pois a sua ”bela aparência” é atrativa. 
VI. Recursos didáticos: Datashow, quadro, giz, livro didático, frutas, verduras, frascos vazios de agrotóxicos, exposição oral. Fontes histórico-escolares: Vídeo sobre tema.
VII. Avaliação:
Atividade avaliada por escrito contendo questões objetivas e discursivas sobre o tema trabalhado em sala.
Tabelar os alimentos consumidos durante a semana e listar os mais atingidos pelo agrotóxico.