Áreas de conhecimento e integração curricular.

O estudo dos cadernos do MEC está sendo fundamental na orientação da prática pedagógica. As discussões realizadas nos encontros coletivos permite refletir sobre quais mudanças estão sendo necessárias fazer para que o processo de ensino e aprendizagem cumpra com a sua finalidade. No último encontro coletivo os professores e coordenadores pedagógicos cursistas reuniram-se em grupos de trabalho para compreender a proposta de integração dos conteúdos. O caderno 4 assinala a intenção de se desconstruir o formato de um currículo compartimentalizado que, até então, atende ao sistema de ensino. Um formato descontextualizado do real, que não integra determinados elementos nem problematiza situações que merecem maior debate em sala de aula. Acerca das Áreas de conhecimento e integração curricular, o caderno volta a reafirmar que a integração dos eixos trabalho, ciência, tecnologia, cultura é fundamental para que a aprendizagem, de fato, se efetive. A integração dos componentes curriculares entre as disciplinas da matriz curricular ou entre as áreas de conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências Naturais e Ciências da Natureza – permite a complementação de saberes para que o aluno adquira os conhecimentos necessários. Ouro fator importante é a contextualização do estudo realizado em sala de aula. A contextualização possibilita o compreender a totalidade existencial por meio da relação das dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. O trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico são apresentadas como as formas de ensinar capazes de proporcionar melhores resultados no âmbito do processo de ensino e aprendizagem. O professor, nessa perspectiva, media a prática da pesquisa como ferramenta de busca de respostas sobre as problematizações propostas. Como se pode observar, a construção do senso crítico (construtivo) se dá por meio de estudos cujos conteúdos se integram entre as áreas/disciplinas afins. Este é o princípio da interdisciplinaridade, uma prática que está tornando, a cada dia, uma realidade necessária para o contexto do trabalho docente. Nesse sentido, é importante que o tema interdisciplinaidade seja mais discutido durante os encontros pedagógicos para que o professor possa elaborar seu planejamento por meio dessa perspectiva.