Uma escola de excelência, tem uma equipe diretiva atuante, ativa e unida, equipe pedagógica afinada em fazer do aluno Sujeito Real do processo, professores disposto a dar sua contribuição. Eu trabalhei numa escola assim e a sua qualidade no IDEB melhorou muito, digamos da água para o vinho, vejamos como ocorreu.
O professor Ercias de português e depois como diretor, explicava o sistema de competências e habilidades e sua aplicações: operacionais, basicas e globais. Em relação as áreas de conhecimento, minha formação em Ciências sociais, tinha uma enorme preocupação com todas as disciplinas: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Direitos, Economia, etc. Havia a obrigação legal de ensinar muitos conteúdos e na época NÃO havia essas disciplians nas escolas. Procurava então ensinar o básico nas matérias de História ou Geografia. Pesquisando e aplicando essas competências e habilidades, percebi que o trabalho exigido era muito mais técnico, então procurei juntar a tradição com a técnica e também dava uma visão da área para os alunos de todas as disciplinas da área de humana.
Todos os professores do Colégio foram envolvidos com projetos únicos para toda a escola, como Reciclagens, Paraná, etc. Todos os professores participavam juntos e se dedicavam em outras atividades: Xadrez, Funk, Rap, Handebol, danças e esportes. De repente a escola começou a funcionar e houve:
--Eixos ético-políticos: Integração trabalho, ciência, tecnologia e cultura; integração escola-comunidade, democratização das relações do poder.
Podemos pensar a ciência como forma de resposta de que somente o homem se revela capaz de resolver e por ser diferente e o único que pode vencer as resistências do meio ambienta, mediante conhecimento dos fenômenos, mediante a produção da sua existência individual e da espécie.Hoje os alunos estão mais a frente do que imaginamos e por isso temos que trabalhar com essas diferenças. A
escola tem que preparar estratégias para trabalhar essas coisas, nem todo mundo vai ser chefe, vai ter habilidades e competências par ser um cidadão crítico e capaz de transformar a sua realidade.
para concluir: Alunos com interesses e motivados, bons professores e meios eficazes. A seriedade dos profissionais reduzem as indisciplinas a zero e aumenta a qualidade desse estabelecimento de ensino,
assim aconteceu em muitos colégios que tive o prazer de ensinar.
Professores: Alcides, Alvacir, Vasco e Jaime