Áreas de Conhecimento e integração curricular

Uma escola de excelência, tem uma equipe diretiva atuante, ativa e unida, equipe pedagógica afinada em fazer do aluno Sujeito Real do processo,  professores disposto a dar sua contribuição. Eu trabalhei numa escola assim e a sua qualidade no IDEB melhorou muito,  digamos da água para o vinho,  vejamos como ocorreu.

O professor  Ercias  de  português  e  depois  como  diretor,  explicava  o  sistema  de  competências   e habilidades  e  sua aplicações: operacionais,  basicas e  globais. Em relação as áreas de conhecimento, minha formação em Ciências sociais, tinha uma enorme preocupação com todas as disciplinas: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Direitos, Economia, etc. Havia a obrigação legal de  ensinar muitos conteúdos e na época  NÃO  havia  essas  disciplians  nas  escolas. Procurava  então ensinar o básico nas matérias de História ou Geografia. Pesquisando  e aplicando essas competências e habilidades, percebi que o trabalho exigido era muito mais técnico, então procurei juntar a tradição com a técnica e também dava uma visão da área para os alunos de todas as disciplinas da  área de humana.

Todos   os   professores  do  Colégio  foram   envolvidos   com   projetos   únicos  para  toda  a  escola, como Reciclagens,  Paraná,  etc.  Todos  os   professores  participavam  juntos   e   se  dedicavam  em   outras  atividades:  Xadrez, Funk, Rap, Handebol, danças e esportes. De repente a escola começou a funcionar e houve:

--Eixos ético-políticos: Integração trabalho, ciência, tecnologia e cultura; integração escola-comunidade, democratização das relações do poder.

Podemos pensar a ciência como forma de resposta de que somente o homem se revela  capaz  de resolver e por ser diferente e o único que pode vencer as resistências do meio ambienta, mediante conhecimento dos fenômenos, mediante a produção da sua existência individual e da espécie.Hoje os alunos estão mais a frente do que imaginamos e por isso  temos que trabalhar com essas diferenças. A

escola tem que preparar estratégias para trabalhar essas coisas, nem todo mundo vai ser chefe, vai ter habilidades e competências par ser um cidadão crítico e capaz de transformar a sua realidade.

para concluir: Alunos com interesses e motivados, bons professores e meios eficazes. A seriedade dos profissionais reduzem  as indisciplinas a zero e aumenta a qualidade desse estabelecimento de ensino,

assim aconteceu em muitos colégios que  tive o prazer de ensinar.

Professores: Alcides, Alvacir, Vasco e Jaime