Áreas de conhecimento e Integração Curricular

Com  vistas a superação da fragmentação e da compartimentação dos conhecimentos, consiste em  considerar  que a disciplina acadêmica , a disciplina científica e a disciplina escolar  tem constituições diferentes e cumprem finalidades sociais  diferentes, portanto não podemos deixar de considerar  a importância dos  saberes advindos  das disciplinas científicas, uma vez que nosso modelo de sociedade está organizado fundalmentalmente pelas referências dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Negar o direito do educando a esses conhecimentos significaria, portanto negar-lhe o direito à vida socialmente organizada. Para que as pessoas possam compreender  o mundo  e produzir novos conhecimentos, é preciso que elas  se apropriem  do conhecimento  já produzido socialmente ao longo da história, assim se faz uma transposição  dos campos científicos  para as disciplinas escolares. As áreas  de conhecimento  na organização curricular, devem  expressar  o potencial  de aglutinação, integração e interlocução dos campos do saber, ampliando o diálogo entre os componentes curriculares e seus respectivos professores, com consequências  perceptíveis  pelos educandos e transformadoras  da cultura escolar rígida e fragmentada , trata-se de um tipo de organização que tem a interdisciplinaridade  como princípio. Esta por sua vez , não é um processo interno somente as respctivas áreas, mas também  entre componentes  curriculares de outras àreas . Para isto , é o princípio da historicidade do conhecimento que pode contribuir , pois o trabalho pedagógico  fecundo ocupa-se  em evidenciar  junto aos conceitos , as razões, os problemas, as necessidades e as dúvidas que constituem o contexto  de produção  de um conhecimento. A elaboração do currículo deve envolver mais que a dimensão ensino-aprendizagem, sua elaboração deve basear-se  nos seguintes eixos  ético-políticos: integração trabalho, ciência , tecnologia e cultura; integração escola-comunidade; democratização  das relações de poder; enfrentamento  das questões de repetência  e de evasão; visão interdisciplinar ; formação permanente  dos educadores.