Com vistas a superação da fragmentação e da compartimentação dos conhecimentos, consiste em considerar que a disciplina acadêmica , a disciplina científica e a disciplina escolar tem constituições diferentes e cumprem finalidades sociais diferentes, portanto não podemos deixar de considerar a importância dos saberes advindos das disciplinas científicas, uma vez que nosso modelo de sociedade está organizado fundalmentalmente pelas referências dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Negar o direito do educando a esses conhecimentos significaria, portanto negar-lhe o direito à vida socialmente organizada. Para que as pessoas possam compreender o mundo e produzir novos conhecimentos, é preciso que elas se apropriem do conhecimento já produzido socialmente ao longo da história, assim se faz uma transposição dos campos científicos para as disciplinas escolares. As áreas de conhecimento na organização curricular, devem expressar o potencial de aglutinação, integração e interlocução dos campos do saber, ampliando o diálogo entre os componentes curriculares e seus respectivos professores, com consequências perceptíveis pelos educandos e transformadoras da cultura escolar rígida e fragmentada , trata-se de um tipo de organização que tem a interdisciplinaridade como princípio. Esta por sua vez , não é um processo interno somente as respctivas áreas, mas também entre componentes curriculares de outras àreas . Para isto , é o princípio da historicidade do conhecimento que pode contribuir , pois o trabalho pedagógico fecundo ocupa-se em evidenciar junto aos conceitos , as razões, os problemas, as necessidades e as dúvidas que constituem o contexto de produção de um conhecimento. A elaboração do currículo deve envolver mais que a dimensão ensino-aprendizagem, sua elaboração deve basear-se nos seguintes eixos ético-políticos: integração trabalho, ciência , tecnologia e cultura; integração escola-comunidade; democratização das relações de poder; enfrentamento das questões de repetência e de evasão; visão interdisciplinar ; formação permanente dos educadores.