Colégio Estadual Lindoeste.
A partir de um levantamento histórico sobre a educação analisamos que a mesma deveria garantir o desenvolvimento da pessoa com uma formação integral ou global, física, intelectual e espiritual, como ideal de educação o saber era considerado unitário, onde as disciplinas articulavam-se entre si, em busca de um conhecimento harmônico e unitário. Assim sendo as áreas de conhecimento na organização curricular deve expressar o potencial de aglutinação, integração e interlocução de campos de saber, ampliando o dialogo entre os componentes curriculares e seus respectivos professores, com conseqüências perceptíveis pelos educandos e transformadoras da cultura escolar rígida e fragmentada. Trata-se de um tipo de organização que tem a interdisciplinaridade como princípio. Através disso analisamos que a organização do currículo e disciplinas e por área do conhecimento nos oferece diferentes possibilidades para definir e analisar quais conteúdos são ou não relevantes para o aluno do ensino médio, isto e, quanto a e laboração do currículo deve-se levar em consideração o conhecimento humano não deixando de negar sua perspectiva histórica. Os conteúdos são conhecimento construídos historicamente e se constituem como condição necessária para que os educandos possam construir novos conhecimentos e compreender o processo histórico e social pelo qual os homens produziram e produzem sua existência.
Enfim concluímos que o currículo organiza e desenvolve o processo de ensino aprendizagem de forma que os conceitos sejam aprendidos como sistema de relação de uma totalidade concreta que se pretende explicar ou compreender, o mesmo não se trata de eliminar as disciplinas, mas promover maior dialogo e integração entre elas, porem o trabalho interdisciplinar ainda se apresenta como um problema crucial, tanto na produção do conhecimento quanto nos processos educativos e de ensino.