“Nenhum homem é uma ilha isolada,...”. É notório esse belíssimo trecho de “Meditações XVII” escrito pelo poeta inglês John Donne no século XVI. A citação ajuda homens e mulheres a compreenderem a verdadeira razão da existência e necessidade de vida humana em sociedade e o poder de agentes e transformadores que os seres humanos possuem sobre o meio em que vivem, tanto por estarem intrinsecamente conectados aos demais seres vivos quanto pela força modificadora do trabalho humano sobre todo o planeta.
A educação tendo o trabalho como princípio educativo implica levar o estudante a compreender que o ser humano é produtor de sua realidade, apropria-se desta e a transforma historicamente com a finalidade de superação, evolução e desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza, Linguagens, códigos e suas tecnologias, mais a Matemática.
Validando o preceito de que homem nenhum é capaz de viver e se autodesenvolver isoladamente, implica-se a possibilidade de a escola superar a fragmentação do saber. O grande desafio é mostrar que como seres socialmente produtivos e interligados, assim também é o conhecimento que é acumulado pelos seres humanos ao longo do tempo. Não está o conhecimento em “caixas separadas e isoladas”. As áreas de conhecimento estão intimamente relacionadas umas às outras.