ÁREAS DE CONHECIMENTO: Das singularidades aos saberes dos educandos

Adenilson Ferreira de Abreu (Espanhol)
Hilda Aparecida Matias (Matemática)
José Luiz de Souza Santos (Artes)
Margarida Moreira Adão (Português)
Maria do Rocio Pinto da Silva (História)
Vera Lúcia José Matias (Português)

            Antes que façamos uma breve reflexão sobre as singularidades das áreas de conhecimento, com olhares voltados para um educação de qualidade, se faz necessário uma elucidação sobre alguns paradigmas relacionados aos saberes historicamente adquiridos pelos estudantes em âmbitos culturais, sociais e educacionais.
            Nota-se com bastante clareza a necessidade de um sistema de ensino que enfatize o máximo possível das singularidades das áreas de conhecimento, porém, que de sentidos aos estudantes, que interaja com a realidade dos mesmos e principalmente vise mudanças sobre conceitos educacionais retrógrados. Com o desenvolvimento da ciência, houve a necessidade de novos campos de pesquisa e informação, provocando o o surgimento de novas disciplinas para Ensino Médio. Assim, vemos que a importância de se transformar informações em conhecimento, é o que pode vir a dar sentido ao ensino.
Para que esse conhecimento seja significativo, se faz necessária a utilização de todo processo de desenvolvimento científico ocorrido ao longo da história, em quais quer seja a área de conhecimento. A mudança na organização do currículo educacional, vem ficando em evidência, e para que possamos analisar e redefinir quais conteúdos farão parte de uma formação humana e integral, tais mudanças devem seguir um caminho de transformação social, da formação de valores, da participação de toda comunidade escolar, que proporcione maior criticidade sobre a realidade social principalmente de lugares menos desfavorecidos, que de subsídios de autonomia educacional aos estudantes e acima de tudo, que proporcione um ensino de qualidade, respeitando os saberes de todos.
Espera-se que os educadores, primeiramente tornem-se pesquisadores, e que tenham total consciência sobre suas funções dentro e fora da escola e encontre meios de trabalho e abordagens metodológicas que objetivem o entendimento das áreas de conhecimento e suas singularidades, definindo e reproduzindo formas de conhecimento, compreensões e ações sobre a realidade das escolas.