Áreas de conhecimento- Dalva Regina Arf. Colégio Marilis Pirotelli EFM.
PROPOSTA...................
Esclarecer e despertar o estudante para a curiosidade em relação ao mundo que o cerca gerando inquietude, para que ele não incorpore um “pacote” de informações e conceitos já prontos.
Objetivos das disciplinas (conteúdos).
1- Determinar condições que possibilitam a organização, a formação, e o desenvolvimento, problematizando e explicando as suas importâncias ( relevâncias) na sua vida.
2- Identificar os principais momentos valorizando a contribuição de sua formação, de espertar os interesses do educando.
3- Caracterizar formando um pensamento e estabelecendo com o propósito de identificar e planejar a estrutura do conhecimento interesse do educando.
4- O educando deverá compreender os princípios, as necessidades, a organização e como funciona o sistema político-social-religioso-econômico-cultural que ele esta inserido, ou seja, em que ele vive.
1.1- Expressar aquilo que é essencial ao aluno, definir princípios básicos promulgados nas diretrizes curriculares, com expectativa e certeza que realmente aconteça o ensino- aprendizado, Servido como subsídio e acompanhamento do trabalho pedagógico, histórica, tecnológica, ambiental, cultural e etc.
2.1- Conhecer s sociedade, comunidade da qual faz parte. Identificar através de sua existência a sua origem, a sua história no propósito de reproduzir os conhecimentos no seu interesse específicos de conhecimento.
3.1 Conteúdos: identificar de forma não pragmática ou somente instrumental. Proporcionando acesso aos conceitos epistemológicos em todas as áreas de conhecimento, ou seja, em todos os campos.
4.1. Fazer abordagens disciplinares e interdisciplinares de assuntos necessários e esclarecendo ao educando para que ele possa identificar a importância do conteúdo ( assunto).
OBS: Escolhendo uma temática com interesse produtivo, fato ou um fenômeno que apresentem uma direção de proposta curricular. Escolhemos a Educação Ambiental já que noartigo 26 da LBD-9394/96-Quando estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Promulga no § 7º que “Os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios”. (Incluído pela Lei nº 12.608, de 2012). A Educação Ambiental deve estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo.
Para elaboração do P.P.P devemos articular os 03 (três) eixos: espaço físico, gestão e organização curricular.
Objetivo Geral da Educação Ambiental
A Educação Ambiental deve ser integradora, em suas múltiplas e complexas relações, como um processo contínuo de aprendizagem das questões referentes ao espaço de interações multidimensionais, seja biológica, física, social, econômica, política e cultural. Ela propicia mudança de visão e de comportamento mediante conhecimentos, valores e habilidades que são necessários para a sustentabilidade, protegendo o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
1- Definição de Educação Ambiental nas Escolas. Segundo Dias (2004, p.523)
“Processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem novos conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros.”.
2- Sustentabilidade e desequilíbrio ambiental
O tema da sustentabilidade confronta-se com o paradigma da "sociedade de risco". Isso implica a necessidade de se multiplicarem as práticas sociais baseadas no fortalecimento do direito ao acesso à informação e à educação ambiental em uma perspectiva integradora. E também demanda aumentar o poder das iniciativas baseadas na premissa de que um maior acesso à informação e transparência na administração dos problemas ambientais.
3- Econômico
Tomando-se como referência o fato de a maior parte da população brasileira viver em cidades, observa-se uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea. Leff (2001) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.
4- Social
Com esses fundamentos, a Educação Ambiental deve avançar na construção de uma cidadania responsável voltada para culturas de sustentabilidade socioambiental, envolvendo o entendimento de uma educação cidadã, responsável, crítica, participativa, em que cada sujeito aprende com conhecimentos científicos e com o reconhecimento dos saberes tradicionais, possibilitando, assim, a tomada de decisões transformadoras a partir do meio ambiente natural ou construída no qual as pessoas se integram e assumem um papel protagonista.
5-Globalização e desigualdade
- O reconhecimento do papel transformador e emancipatório da Educação Ambiental, torna-se cada vez mais visível diante do atual contexto nacional e mundial em que se evidencia, na prática social, a preocupação com as mudanças climáticas, a degradação da natureza, a redução da biodiversidade, os riscos socioambientais locais e globais, as necessidades planetárias. Para que os estudantes constituam uma visão da globalidade e compreendam o meio ambiente em todas suas dimensões, a prática pedagógica da Educação Ambiental deve ter uma abordagem complexa e interdisciplinar.. Daí decorre a tarefa não habitual, mas a ser perseguida, de estruturação institucional da escola e de organização curricular que, mediante a transversalidade, supere a visão fragmentada do conhecimento e amplie os horizontes de cada área do saber.
No endereço eletrônico a seguir tem um modelo de aula sobre sustentabilidade.
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/inovacao-para-sustentabil...
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