As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio reconhece como direito um currículo integrado que propicie a formação humana e integral, que promova o rompimento com a educação tradicionalista, com disciplinas herméticas não articuladas entre si. Hoje vivemos em uma realidade repleta de conhecimentos, mas todos convergentes as especificidades (especializados), criando a impressão de que sabemos quase tudo, porém o “tudo” significa quase nada em uma visão de mundo. As disciplinas científicas, acadêmicas e escolares têm constituições diferentes e desempenham papéis distintos, compreender esse processo favorece a superação da fragmentação e da compartimentação do conhecimento no ensino médio, porém, em um âmbito escolar, excluir do educando o saber científico é não dar a ele condições plenas de exercer sua cidadania visto que, a sociedade está fundamentada nas referências produzidas pelo conhecimento científico e também tecnológico. Nessa perspectiva, a integração epistemológica se faz necessária para se ter uma visão total da realidade, para tanto a DCNEM orienta a elaboração de um currículo em 4 áreas de conhecimento sendo elas: Linguagens, matemática, ciência da natureza e ciências humanas. Esta forma de currículo integrando áreas organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino aprendizagem de forma que os conceitos sejam aprendidos como sistemas de uma totalidade. É importante ressaltar que a especificidade de cada componente curricular não é substituída pelas áreas de conhecimento, no entanto cria, possibilidades diferenciadas de analisar e definir quais conteúdos são relevantes para o aluno do ensino médio. O trabalho, ciência, tecnologia e cultura são eixos integradores entre as diferentes áreas e as dimensões da vida social na estrutura do currículo. Essa aproximação é fundamentada por meio da interdisciplinaridade e na contextualização do processo educativo, baseado em uma proposta curricular bem elaborada que respeite todas as suas dimensões, seus momentos, desde sua concepção até a implementação, que seja dinâmico e avaliado constantemente. O desenvolvimento desse tipo de currículo deve ser baseado, segundo SAVIANI, pela pedagogia histórico-crítico, obedecendo às seguintes etapas: prática social, problematização, instrumentalização e catarse.