Professora: Maria Imaculada Coco da Silva
Professora de Língua Portuguesa
Áreas de Conhecimento e Integração Curricular
14!10!14
Trabalho , Cultura, Ciência e tecnologia são conceitos estruturais do Ensino Médio na perspectiva de uma formação humana integral. É importante ressaltarmos que o termo trabalho tem significado muito amplo. Trabalho é o modo pelo qual o ser humano produz para si e para o mundo. Cultura é um conjunto de resultados de ação sobre o mundo. Não existe ser humano fora da cultura, a cultura é o próprio ambiente do ser humano formados por valores e crenças, objetos e conhecimentos. A ciência é a forma de resposta adaptativa de que o homem se revela. A ciência sendo um conhecimento humano, tem sua perspectiva histórica de reconhecer seu caráter transitório, de construção e reconstrução da realidade. Importante é percebermos a ciência como cultura, como forma de conhecimento que incorpora diferentes áreas que informa diferentes formas de produção histórica e social no mundo em que vivemos. A tecnologia com a ciência aplicada é resultado científico em produção industrial de natureza material. Excluímos como conhecimento tecnológico a produção de bens e não processos materiais, as tecnologias, que tem caráter organismo no sistema de educação, saúde, urbanismo e terapias psicológicas cabe a tecnologia não, pura. Historicidade dos fenômenos e do conhecimento da vida aos conteúdos de ensino, portanto, como intelectuais e com potenciais são dirigentes dos rumos que a sociedade podem vir a tomar.