Aproximação das Disciplinas como Elemento Motivador

 

     Na educação científica um ensino de qualidade  deve implicar em mudanças nas metas e conteúdos. A partir dessas mudanças, podemos concretizar propostas, baseadas não apenas em uma disciplina distinta, mas também nas contribuições de outras disciplinas que possam promover debates para a melhoria das aulas .Qualquer professor pode interagir e contribuir com novas idéias sobre ensino e aprendizagem ,colocando as dificuldades  e limitações dos alunos como tema a ser discutido em encontros de grupos de estudo.De fato, a troca de experiências enriquece o trabalho dos educadores, mas por outro lado, é preciso fazer estes momentos tornarem-se ações, que envolvam todas as disciplinas, proporcionando aos alunos ferramentas de compreensão e argumentação sobre um fenômeno social ou reconhecer um ponto de vista apenas conceitual. Partindo dessa idéia de aproximação como elemento motivador, não somente para o aluno,mas para o professor também .Garantindo ,em sala de aula ,que  a conexão entre as disciplinas aconteça naturalmente e as aparentes contradições podem servir para futuros questionamentos sobre as teorias que são ensinadas nas escolas e vivenciadas no cotidiano.Teorias estas baseadas em ;
• Vivência cultural do aluno (perdas, conquistas e conflitos)
• Leitura de mundo
• Comportamento e desafios
• Desenvolvimento histórico e científico
• Transmissão cultural

Etapa II/Caderno III  Colégio EstadualVidal Vanhoni/Paranaguá
Orientadora:Carla Renata Telles
Professores  cursistas :
Airton Delponte
Franciele Alves
Gildamir  de Lima Formiga
Maria Elizabeth Rosa
Tãnia Mara Gonçalves
Tânia Mara  Rosina  Scomasson