A aprendizagem visando um currículo integrado.

   O desempenho formativo e social do educando perpassa por diferentes processos na educação escolar, de forma instigante visando relacionar informações e buscar conceitos que venham a dar condições de formar seu pensamento e organizar possíveis soluções pautado na dialética da cultura, ciência, trabalho e tecnologias; são os conhecimentos relacionados entre si que irão desenvolvendo a concepção de mundo através da interdisciplinaridade tornando a aprendizagem mais dinâmica e significativa. Neste curso com as leituras e discussões em grupo, se busca um fortalecer para o ensinar e o aprender.

   Faz-se, portanto, necessário um planejamento articulado entre as diferentes áreas e dos conteúdos que possam ser relacionados, baseados nas Diretrizes (DCES) e documentos de pesquisas que venham subsidiar essa construção mais autônoma, reaproveitando o que o aluno traz ,e, mediando o fazer pedagógico com o trabalho e os conhecimentos científicos que a escola pode ensinar, baseando-se na teoria histórico-crítica, participando do processo também a comunidade escolar para dar o apoio e a experimentar novas formas de se aprender.

   Para tanto, encaminhei uma investigação que pudesse explorar conceitos diversos das áreas dos conhecimentos e orientar pesquisas, relacionar conceitos, construindo dentro da disciplina de matemática olhares para os conteúdos associando a Sustentabilidade e consequentemente a: matéria e energia; cálculos e gráficos; preservação do meio ambiente desenvolvendo a educação ambiental com o plantio e a conscientização da importância dos cuidados com a natureza e da humanidade.

   É necessário analisar as singularidades com que os jovens se encontram, de seus direitos e responsabilidades, para isso, a avaliação da unidade desenvolvida e de suas ações estão resumidas no artigo científico anexo aqui neste Portal.

   O fazer e aprender, desenvolve potencialidades, de maneira a criar uma chama que vai se acendendo e abrindo possibilidades que o jovem pode buscar analisar e se aperfeiçoar para garantir seu futuro.

   Participante do Sismédio 2.015 - 2ª etapa: Professora: Adalgiza Pereira da Silva.

   Cascavel, setembro de 2.015.