Aprender a aprender conhecendo uns aos outros.
É um desafio todos os dias entrar em sala de aula e muitas vezes começar a ministrar as aulas sem entender o verdadeiro sentido de nosso papel no Universo dos Jovens.
Pensando assim o professor deve buscar conhecer a realidade que está inserido principalamente de alunos do Ensino Médio que fazem parte de uma realidade diferente das series iniciais e ano finais.O contexto muitas vezes se torna mais complexo e precisa ser conhecido do professor e seus alunos também devem ser seus conhecidos.Aluno deve conhecer a realidade de seu professor e o professor conhecer a realidade de seu aluno.
Foi pensando desta forma que ao refletirmos sobre estudos de pesquisa para conhecer nosso educando e tamb´me que else nos conhecessem ,chegamos há um contexto novo que reflete dentro de nosso Colégio a importância de ouvir,diálogor e conhecer nosso aluno e abrir também nosso coração a estes.Foi pensando assim que fizemos as seguintes cartas aos alunos e também buscamos conhece-los:
Carta 1:
CARTA DOS PROFESSORES PARA OS ALUNOS
QUERIDOS ALUNOS E ALUNAS,
Estamos iniciando mais um ano letivo, e da nossa parte, os professores, queremos lhes dar boas vindas.
Entendemos que a vida de estudante não é fácil. Prova isto, o fato de estaremestarem aqui no colégio. Agradecemos a escolha feita, pois vocês tem o dom da inteligência e a possibilidade de estuar.
Nós, como seus professores, sabemos que nem a vida de Cristo foi fácil. A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias como: o cinema, o jogo preferido, os passeios, o namoro, e também alguns programas de televisão.
Nosso propósito é preparar o seu amanhã e por isso pedimos que sejam bons estudantes com muita coragem e entusiasmo para cada dia recomeçar.
Abençoamos a todos, a turma que irão frequentar e que juntos possamos trocar experiências e conhecimentos e evoluir no processo de aprendizagem.
Sejam bem vindos!!!!!
Carta 2:
Curitiba, 30 de agosto de 2014.
Querido aluno e aluna,
Quem vos fala é um grupo de professores que um dia foram jovens. Vocês muitas vezes acham que nós não passamos por essa fase da vida, mas nós vivemos esta etapa e tivemos muitas experiências marcantes e que merecem ser compartilhadas.
Podemos dizer que o acesso à escola, atualmente, é fácil. O aluno tem direito a estudar, e perto de sua residência, mas alguns de nós não tivemos a mesma acessibilidade...
“Quando adolescente morava no interior do Paraná e saia de casa às 11:50 hrs de bicicleta, exposto ao sol, poeira e andava 7 km. Deixava a bicicleta num conhecido, pegava o ônibus 12:30 hrs e percorria mais 9 km. Chegava no colégio e assistia aula até 17:30 hrs. Ao final pegava o ônibus, fazia o caminho inverso, 9km. Descia, pegava a bicicleta e andava mais os 7 km novamente e ao chegar em casa ainda ajudava meus pais nos afazeres do sítio.”
Como se não bastasse a distância, ainda sofríamos com as intemperes do clima...
“Na minha infância, morando na roça, para chegar na escola eu tinha que caminhar por 3,5 km em estrada de terra, cheia de morros. O sol do meio dia era escaldante e para amenizar o calor eu usava as folhas de mamona da beira da estrada sobre a cabeça; e os meus pés viviam queimados pelo sol ardido, pois fazia o trajeto de chinelos de dedo. O pior era nos dias de chuva, que o caderno tinha que ir no saquinho de açúcar para não molhar e o barro da estrada me sujava toda a roupa e as pernas com o “lep-lep” dos velhos chinelos.”
Na nossa época (ai que triste falar assim!), a tecnologia não fazia parte da nossa realidade, nossos trabalhos eram feitos a partir de pesquisa em enciclopédias, livros e mais livros. Hoje, felizmente, inventaram o Google, que facilitou, e muito, essa tarefa.
Outras coisas vieram a facilitar a vida, o celular é um exemplo claro, e vamos combinar que sem celular vocês não ficam, né? Basta aparecer um modelo mais moderno, que vocês vão e trocam! Mas para alguns de nós, adquirir esses “objetos” não era tão simples. E não só um celular, mas roupas ou tênis de marca também era difícil, e como nos dias de hoje, quem não tinha “o da moda”, estava por fora...
“Me lembro quando consegui uma bolsa de estudos em uma escola particular onde meu pai trabalhava, eu tinha só o dinheiro da passagem para ir e voltar, não podia lanchar junto com meus colegas, entre outras coisas. Sofria discriminação por que não tinha as mesmas roupas e as mesmas condições financeiras. Assim, como se não bastasse as dificuldades de aprendizagem, afinal antes eu estudava em escola pública, ainda tinha que lidar com essas questões discriminatórias.”
Mas um dia, esses tempos de colégio passam, o Ensino Médio acaba e vem a grande dúvida que todo jovem vivencia, inclusive nós! “O que vou fazer agora? Vou trabalhar, quero ganhar dinheiro, mas como? Acho melhor fazer faculdade, mas eu não vou conseguir passar na Federal e não vou ter dinheiro para pagar uma faculdade particular. E agora?” São muitas perguntas, e todos nós as fizemos um dia...
“Minha entrada na Universidade particular só foi possível pela boa nota que consegui nas provas do ENEM, nota que só foi atingida graças à muita dedicação durante o Ensino Médio, e que através do PROUNI me concedeu 50% de desconto no valor do curso, que era relativamente alto. Sem esse recurso eu não teria meios para realizar o sonho da graduação.”
Menino e menina, nossa única intenção é trazer um pouco do que vivemos quando tínhamos a idade de vocês. Foram muitos momentos bons, ruins, tristes e alegres que fizeram de nós o que somos hoje como pessoas, como profissionais, como seus professores.
As dificuldades virão, inevitavelmente elas surgirão e, já alertamos, não serão poucas. Mas você vai deixar se abater por elas? E aí, vai pedir pra sair?!
Lembrem-se que vocês são os autores da história de vida que estão escrevendo, nós só desejamos fazer parte desta história, e que seja uma linda e vitoriosa história.
Toda sorte do mundo pra vocês!
Com carinho,
Seus professores
Questionário 1:
Cabe a escola propiciar ao aluno o protagonismo, estimulando assim suas capacidades e habilidades para que este construa e coloque em prática projetos com a orientação de seus professores. Projetos estes que trabalham e dialogam questão diversas em diferentes contextos da vida. E a parir disto, salientar a importância de conhecer sua própria realidade e traçar uma comparativa entre outros com contextos sociais, culturais e econômicos a fim de que esteja apto a elaborar um projeto de vida que possa vincular sua vida no trabalho e na escola.
Com o objetivo de conhecer melhor a realidade e perspectivas do aluno do ensino médio se faz necessário a análise de um questionário que aborde sua vida fora e dentro do ambiente escolar .
1- Com quantas pessoas você mora?
2- Que parentesco você tem com estas pessoas?
3- Como você define a relação entre os seus familiares?
4- Você já está inserido no mercado de trabalho?
5- O que você gosta de fazer em seu tempo livre?
6- Você pratica alguma atividade fora da escola como dança, esporte, outros?
7- Você gosta de sua escola?
8- Qual é a importância da escola em sua vida?
9- Como você se relaciona com seus colegas da escola?
10- Por quais atividades escolares você mais se interessa?
11- Como você pode melhorar sua escola?
12- Que projetos a escola oferece para melhorar a sua vida?
13- Você busca, fora da escola, outras maneiras de aprimorar seus conhecimentos como curso de profissionalização, de informática, de línguas, etc?
14- Você pretende ingressar em uma universidade?
15- Em qual área de trabalho você pretende atuar ?
16- Quais disciplinas escolares você considera relevante para a sua futura profissão ?
17- Quais são os seus objetivos de vida?
18- Suas ações estão contribuindo para a realização destes projetos?
19- O que seria necessário para você transformar a sua realidade?
Questionário 2:
1- QUAL ANO DO ENSINO MÉDIO VOCÊ ESTÁ CURSANDO?
2- PRETENDE FAZER UMA FACULDADE? QUAL CURSO?
3- O QUE PRETENDE FAZER PARA ATINGIR ESTE OBJETIVO?
4- QUAIS METAS DESEJA ALCANÇAR?
5- VOCÊ TEM APOIO DOS PAIS NOS SEUS ESTUDOS?
6- QUAL GRAU DE ESTUDO DE SEUS PAIS?
7- QUAL A PROFESSIÃO DE SEUS PAIS?
8- VOCÊ MORA COM QUEM?
9- QUANTOS IRMÃOS VOCÊ TEM?
10- SEUS IRMÃOS ESTUDAM?
11- VOCÊ PRATICA ALGUMA FUNÇÃO REMUNERADA?
12- TEM ALGUÉM NA SUA FAMÍLIA COM FORMAÇÃO SUPERIOR? QUAL?
13- SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS ACAMPONHAM VOCÊ NA VIDA ESCOLAR?
14- QUAL O SALÁRIO QUE VOCÊ ALMEJA PRATICANDO SUA PROFISSÃO?
15- VOCÊ PRETENDE TER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
16- CASO VOCÊ QUEIRA TER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO, COMO VOCÊ PRETENDE CONSEGUIR ISTO?
17- VOCÊ PRETENDE SE CASAR? TER FILHOS?
18- VOCÊ TEM FILHO(A)? O QUE VOCÊ ANSEIA PARA O FUTURO SE SEU FILHO?
19- QUAL SEU ESTADO CIVIL?
20- VOCÊ JÁ DESISTIU DE ESTUDAR? POR QUÊ? O QUE O FEZ VOLTAR?
21- VOCÊ GOSTA DE ESTUDAR NESTA ESCOLA?
22- VOCÊ GOSTA DOS SEUS PROFESSORES?
23- QUAL PERÍODO VOCÊ ESTUDA?
24- QUAL DISCIPLINA VOCÊ TEM MAIS AFINIDADE?
25- O QUE VOCÊ FAZ NOS SEUS MOMENTOS DE LAZER?
26- VOCÊ PARTICIPA DE ALGUMA REDE SOCIAL? QUAL?
27- QUAIS FUNÇÕES QUE VOCÊ MAIS UTILIZA NA INTERNET?
28- VOCÊ ELABORA OS TRABALHOS QUE OS PROFESSORES SOLICITAM?
29- VOCÊ GOSTA DE LER? QUAIS LIVROS?
30- VOCÊ ACHA IMPORTANTE O ESTUDO?
31- VOCÊ COSTUMA FAZER UMA AUTOANÁLISE?
32- QUAL A SUA PRINCIPAL CRÍTICA EM RELAÇÃO A ESCOLA? QUAIS MUDANÇAS VOCÊ SUGERE?
33- O QUE VOCÊ ESPERA DA ESCOLA?
34- VOCÊ TEMA MAIS AMIGOS NA ESCOLA OU FORA?
35- VOCÊ SOFRE ALGUM PRECONCEITO? QUAL?
36- VOCÊ GOSTA DE SUA APARÊNCIA?
37- QUAL(IS) ESTILO(S) DE MÚSICA(S) VOCÊ GOSTA?
É assim que começamos a fazer parte da vida de nossos alunos e nossos alunos fazerem parte da realidade de seus professores pois realizamos uma troca após reflexão do caderno II.
Professores Cursistas Colégio Beatriz Faria Ansay
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