Analise sobre Curriculo

1- O currículo traz em si uma proposta de conteúdos elencados sequencialmente, distribuídos com pré-requisitos. Entretanto, entendemos que a prática curricular e a realidade de cada comunidade escolar, depende da região, cultura, valores, ética, moral e cidadania os quais são diversificados. Entendemos como uma vertente em educação o estudo da realidade do aluno, entrelaçando esta aos conteúdos que possam ser efetivamente abordados de tal forma que possibilitem um significado para os alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Atualmente, em algumas escolas, o ensino ainda é caracterizado pela memorização e reprodução de conceitos desprovidos de significados pelos alunos. Apesar de alguns esforços, esse processo vem sendo frequentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível, permanecendo ainda problemático, principalmente no que se refere ao uso de diferentes fontes de informação, de diferentes metodologias e quanto à superação da visão fragmentada de conhecimentos.
As diretrizes de Ensino Médio consideram o que está ocorrendo no mundo do trabalho e na sociedade, sendo assim a educação escolar deverá estar vinculada a ambos. O que aumenta a possibilidade de empregabilidade no mundo de hoje é a enfase nas habilidades básicas e gerais. São fatores relevantes a capacidade de análise, de resolver problemas, de tomar decisões e, sobretudo, ter flexibilidade para continuar aprendendo.
Ainda, ressaltamos o peso das exigências específicas no âmbito do trabalho docente, em que as questões relativas as informações no mundo contemporâneo talvez seja, do ponto de vista educacional, a mais importante. São indispensáveis a constituição, a negociação de sentidos no ambiente de sala de aula com a possibilidade de gerar conhecimento coletivo. O professor está hoje sendo levado a parar e entender que não é mais a única fonte legítima de conhecimento para o aluno. Talvez este seja mais hábil e mais rápido para o aluno acessar a internet em busca de informações. Mas enquanto isso se fortalece o papel que o professor, que sempre teve de ajudar o aluno a buscar sentido nas informações, avaliando, criticando, compreendendo e julgando a pertinência e aplicando-as na vida prática.

 

 

2- A organização curricular do Ensino médio, possibilitou varias discussões, por ser uma nova temática. É ponto pacifico que a mudança é bem vinda pela maioria dos professores, por formar educandos com uma visão mais abrangente e mais participativa da sociedade. Entretanto foram levantadas algumas questões relacionadas a interdisciplinaridade e a necessidade de uma sistematização do trabalho em conjunto pelos professores do ensino médio.
Tendo em vista que a formação acadêmica da maioria dos professores foi tradicional e dividida em disciplinas, existe uma demanda de formação para que estes se adaptem a essa nova organização curricular, que pode ser suprida em grupos de estudo como o Pacto, porém deve se estender a um numero maior de educadores.
Outro ponto a ser levantado é a estrutura escolar para acomodar essa nova organização, hora atividade concentrada por área, espaço para o desenvolvimento de projetos, estrutura técnica e tecnológica (laboratórios, salas ambiente, materiais específicos ) para realização desses projetos. Respaldo pedagógico estruturado para embasamento efetivo dos professores e sistematização dos conhecimentos por área.
Supridas essas demandas pedagógicas e estruturais, é possível a implementação dessa nova proposta curricular possibilitando ao educando tornar-se um ser social e critico, atuante na sociedade.

Enê Stadler Barnes