Análise para um bom desempenho do Ensino Médio

Colégio Eleodoro Ébano Pereira. 

Núcleo Regional de Cascavel Pr.
Análise para um bom desempenho do Ensino Médio

Desenvolvido pelos professores: Ana Cristina Agnoletto ,Celia Zornitta ,Inelves Dani, Janes Mara Berlatto , Jaqueline Maria Cervo , Maristela  Aparecida Sartori , Paulo Luis Craus , Rosélia Ramos Shigemori , Sueli Satie Ishikawa , Telcy Terezinha Scherer.
1) Desafios Caderno: Evasão escolar que acontece em alunos com idade de 15 a 17 anos que trabalham para suprir suas necessidades. O ter que trabalhar faz com que o aluno chegue desmotivado, cansado, sem perspectiva de um futuro promisso , tais questões , estão ligadas a uma cultura que valoriza o aprimoramento educacional , próprio  de um sistema imediatista.
2) Por ser uma escola central e de referência sua clientela é diferenciada , ou seja , alunos que moram na periferia constituem a maioria , muitos já inseridos no mercadão de trabalho, o que  fazem com que escolham  esta escola  por sua localização  geográfica  de fácil acesso. Uma pequena gama de discentes reside na área central . Mesmo  os que moram na periferia são alunos  com poder aquisitivo  onde desfrutam de tecnologias  vigentes, dos meios de transporte  específicos para  estudantes, de vestimentas adequadas e materiais  escolares necessários, no contingente de alunos é diversificado  em termos culturais , desenvolvem várias atividades sociais como: dança, música, teatro, escola de idiomas e projetos esportivos.
3)  Os subsídios necessários para o desenvolvimento de uma educação humanizadora perpassa “autodisciplina intelectual e a autoestima moral” , que deem possibilidades a uma posterior especialização científica ou prática produtiva. Essa ultima fase escolar  deve levar o aluno a ser responsável e a ter autonomia , o educando deve estar apto tanto para as relações no trabalho intelectual , quanto no trabalho industrial.
Uma sugestão viável para que o aluno se sinta inserido como parte a contribuir , ou seja , que venha a  somar para que haja uma mudança na educação  do país . A ideia  é a escola integral , que possibilitaria , aos discentes  uma preparação tanto em conhecimento científico   também como indivíduo . Aulas de educação comportamental , civismo , cidadania , acompanhados de esporte e arte bem como a teoria colocada em prática . O discente recebe  muitas teorias e pouco  se coloca  em prática.
4) A universalização do ensino médio está interligada ao poder econômico dos educandos. A partir do momento em que de fato seja  investido em politicas públicas sociais que possibilitem uma igualdade  , isso fará  com que o aluno  retorne  para os bancos escolares  sem a preocupação com seu trabalho , ou seja  com a sua sobrevivência , garantindo assim  a universalização do  ensino médio através do ensino integral  de qualidade.