Colégio Eleodoro Ébano Pereira.
Núcleo Regional de Cascavel Pr.
Análise para um bom desempenho do Ensino Médio
Desenvolvido pelos professores: Ana Cristina Agnoletto ,Celia Zornitta ,Inelves Dani, Janes Mara Berlatto , Jaqueline Maria Cervo , Maristela Aparecida Sartori , Paulo Luis Craus , Rosélia Ramos Shigemori , Sueli Satie Ishikawa , Telcy Terezinha Scherer.
1) Desafios Caderno: Evasão escolar que acontece em alunos com idade de 15 a 17 anos que trabalham para suprir suas necessidades. O ter que trabalhar faz com que o aluno chegue desmotivado, cansado, sem perspectiva de um futuro promisso , tais questões , estão ligadas a uma cultura que valoriza o aprimoramento educacional , próprio de um sistema imediatista.
2) Por ser uma escola central e de referência sua clientela é diferenciada , ou seja , alunos que moram na periferia constituem a maioria , muitos já inseridos no mercadão de trabalho, o que fazem com que escolham esta escola por sua localização geográfica de fácil acesso. Uma pequena gama de discentes reside na área central . Mesmo os que moram na periferia são alunos com poder aquisitivo onde desfrutam de tecnologias vigentes, dos meios de transporte específicos para estudantes, de vestimentas adequadas e materiais escolares necessários, no contingente de alunos é diversificado em termos culturais , desenvolvem várias atividades sociais como: dança, música, teatro, escola de idiomas e projetos esportivos.
3) Os subsídios necessários para o desenvolvimento de uma educação humanizadora perpassa “autodisciplina intelectual e a autoestima moral” , que deem possibilidades a uma posterior especialização científica ou prática produtiva. Essa ultima fase escolar deve levar o aluno a ser responsável e a ter autonomia , o educando deve estar apto tanto para as relações no trabalho intelectual , quanto no trabalho industrial.
Uma sugestão viável para que o aluno se sinta inserido como parte a contribuir , ou seja , que venha a somar para que haja uma mudança na educação do país . A ideia é a escola integral , que possibilitaria , aos discentes uma preparação tanto em conhecimento científico também como indivíduo . Aulas de educação comportamental , civismo , cidadania , acompanhados de esporte e arte bem como a teoria colocada em prática . O discente recebe muitas teorias e pouco se coloca em prática.
4) A universalização do ensino médio está interligada ao poder econômico dos educandos. A partir do momento em que de fato seja investido em politicas públicas sociais que possibilitem uma igualdade , isso fará com que o aluno retorne para os bancos escolares sem a preocupação com seu trabalho , ou seja com a sua sobrevivência , garantindo assim a universalização do ensino médio através do ensino integral de qualidade.