COLÉGIO ESTADUAL CARLOS ZEWE COIMBRA – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Resultado das discussões relativas ao Caderno 4 do Pacto.
Participantes:
Angela Maria Both Eyng – professora orientadora
Ademir Geremia
Alexandre Alievi Moreira
Anderson Ledesma de Jesus
Angela Cristina de Lima
Carine Goerck Wlodkowski
Cleide Viviane Schons Villa
Cleverson Roberto Venson
Fabiane Sanguine
Karolina Rosa Busnello
Lucia Castione
Análise do filme: Ponto de Mutação
O filme retrata o pensamento de basicamente três personagens: um político frustrado com a derrota, um poeta desiludido com o amor e uma cientista que vê seus projetos serem entregues nas mãos de pessoas erradas, onde em seus discursos, as personagens dialogam sobre os mecanismos que regem o mundo e abordam a evolução do pensamento humano, passando pelo pensamento de Descartes e o pensamento atual, o cartesiano, dividido em partes. A personagem da cientista, acredita que tudo está interligado, sendo assim, a concepção mecanicista de Descartes não se adequaria a realidade atual.
Outra preocupação abordada no filme é sobre as questões referentes à natureza, de como ela tem sido devastada devido ao crescente desenvolvimento industrial e pelo fortalecimento do capitalismo. O poeta e a cientista contrapõem-se as ideias do político ao indagar o por que o Estado não desenvolve ideias sustentáveis e apoia esse crescimento desenfreado, não comprometendo-se com as gerações futuras em criar um Estado preocupado com o meio ambiente.
Por fim, o objetivo principal do filme é mostrar o erro de se considerar as partes isoladas como sendo as mais importantes. O homem deve mudar sua concepção individualista e passar a ver a natureza no seu todo e, assim, ter noção das consequências que um ato seu isolado pode provocar sobre todo o planeta.
Análise da obra “Cartas a Théo – Vincent Van Gogh”
1- Na análise do fragmento da carta, o item trabalho pode ser percebido quando Van Gogh reflete a respeito do lápis de carpinteiro e de que maneira os velhos mestres teriam desenvolvido seu trabalho e o aperfeiçoado, desenhando com um simples carvão teriam obtido obras tão fantásticas quanto aqueles que usaram um “Faber”. O item tecnologia pode ser observado pela possibilidade de alguém inventar uma boa pena para se trabalhar com o tinteiro, sendo que está tecnologia poderia influenciar e colaborar no trabalho artístico e cultural. Na dimensão da ciência, quando Van Gogh cita a utilização do carvão mergulhado em água, a qual demonstra a necessidade de se ter uma determinada cultura para conseguir realizar “coisas excelentes”, ou seja, trabalhos diferentes daqueles realizados com tinta a óleo.
2- A obra “Cartas a Théo” poderia ser utilizada no contexto escolar para trabalhar a interdisciplinaridade, promovendo a análise de que novas ideias e técnicas/recursos podem ser utilizadas em nossa prática docente. O exemplo que Van Gogh cita do carvão mergulhado na água como uma nova técnica de pintura, remete claramente as novas práticas de trabalho em sala, não devendo nos privar de usar esses novos recursos, talvez não de imediato, como o próprio Van Gogh fez, mas não deixando de lado e esquecendo que as técnicas estão em evolução.