Análise do caderno II

A partir do estudo do texto que traz o jovem como sujeito do Ensino Médio, temos que levar em consideração vários aspectos relacionados a eles, ou seja, compreende-los e conhecê-los em sua totalidade, considerando sua cultura, sua condição econômica, religião e gênero, focados na diversidade brasileira. É necessário e importante conhecer e aceitar a realidade em que vive nosso jovem,dar- lhes oportunidades para que possam participar das ações da escola e assumir responsabilidades durante as atividades desenvolvidas.
Em relação à afirmação sobre o sentimento de culpa por parte dos jovens e dos professores, faz sentido sim que professores se culpem, pois são eles que orientam e traçam os caminhos para os quais os alunos possam trilhar, porém, essa culpabilidade não é uma regra geral, pois na maioria das vezes, mesmo que os professores oportunizem excelentes caminhos para os alunos, estes não conseguem seguir devido à realidade em que vivem ou não demonstram interesse por não terem consciência da necessidade e importância da escola para suas vidas.
Acreditamos que uma das principais tarefas do colégio é contribuir para que os jovens possam realizar escolhas conscientes sobre suas trajetórias pessoais e constituir seus próprios acervos de valores e conhecimentos. Escolhas livres e não impostas.  E para que essas escolhas sejam firmes, cabe à escola promover o conhecimento de homem, de mundo e de sociedade que aí está,  estabelecendo relações de sinceridade e respeito mútuo e  buscar  novas alternativas de vida, de produção e de trabalho, preparando o estudante do Ensino Médio para acompanhar a evolução da sociedade, seu modo de viver e pensar, suas tecnologias e como encarar a sua própria existência.