Análise das Linguagens em uma Propaganda

REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO 4 – ETAPA 2:

                  Partindo da proposta de Reflexão e Ação do caderno de Linguagens o grupo do Pacto se reuniu e definiu o foco que seria aplicado aos alunos e que os levasse a refletir sobre a influência das linguagens nos padrões sociais, culturais e corporais que são pré-estabelecidos pela sociedade contemporânea.                                    
                 Optamos por uma propaganda de uma marca de roupas femininas, que possibilitasse as análises das diferentes linguagens e assim coletarmos as ideias e opiniões dos estudantes, respeitando as suas experiências e formação familiar.

METODOLOGIA:

                Após a seleção da propaganda pelos professores, foram impressas 5 cópias, que foram distribuídas para cinco grupos de estudantes em duas turmas (2° ano diurno e 3° ano noturno), aos quais foi solicitado uma análise dessa propaganda considerando as linguagens contempladas.
                 Propositalmente uma turma recebeu mais informações do que a outra cujo objetivo foi verificar a interferência no resultado e outro aspecto a ser considerado é o grupo de alunos trabalhadores. Com os dados coletados o grupo de professores realizaram uma síntese das identificações das linguagens e opiniões proferidas pelos alunos a respeito da propaganda.

ANÁLISE DE UMA PROPAGANDA DE MODA:

                  Alguns alunos do 3° ano do E.M. receberam a propaganda para analisar as diferentes manifestações de linguagens identificadas e se posicionar.
                  Em relação ao login em inglês “plus size curvy” (tamanho extra), afirmaram que esse login deixa a propaganda “mais chique”.
                   As manifestações mais expressivas foram em relação à palavra-chave “liberdade”. Segundo eles, a propaganda se dirige às pessoas que são “gordinhas”, “obesas”, “robustas”.
                   Para os alunos, as pessoas que se “acham” fora do padrão hegemônico midiático devem ter um outro olhar sobre a beleza humana. A propaganda mostra alternativas.
                   Outra manifestação de linguagem apontada por eles foi a arte visual (tecnologia): trabalho de arte visual com elementos chamativos: cores; expressões corporais; posição; lugar; acessórios; etc.
                    Alunos do 2º Ano do Ensino Médio fizeram essa atividade, divididos em grupos. Um ponto que foi enfatizado por todos foi a questão da liberdade, em relação aos modelos impostos socialmente. Outro  ponto que também apareceu bastante foi a imagem da modelo como feliz. Mesmo fora do padrão corporal ideal pré-estabelecido pela sociedade para modelos, isso mostra uma nova mudança na tendência de mercado.
               
CONSIDERAÇÕES FINAIS:

                   Entretanto, os grupos não chegaram a fazer uma análise mais detalhada, do ponto de vista da linguagem visual, dos recursos verbais, etc. Além disso, seria interessante retornar ao tema e debatê-lo, pois o discurso presente nos diversos grupos não ultrapassou o senso comum. Provavelmente isso aconteceu devido ao fato de os estudantes não terem sido expostos a uma diversidade maior de materiais e perspectivas, como a histórica, a artística, a antropológica, etc, o que salienta ainda mais a necessidade de um trabalho mais longo e interdisciplinar.
                   Dentro desse contexto interdisciplinar propomos um trabalho em que a construção do conhecimento perpasse pelas disciplinas tais como:  língua portuguesa (gêneros literários), artes (manifestações artísticas), língua estrangeira moderna, educação física (práticas corporais), sociologia (fenômeno midiático hegemônico, mercado capitalista), biologia (obesidade, anorexia...).

 

Cursistas: Daniel de Oliveira, Fernando Lacerda, Jefferson Kimura, Marlene Mattos, Nelson Ribeiro, Silmara Alves da Silva.

Orientador de Estudos Everton Souza

Col. Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento – EFM  (Curitiba)