Análise das atividades referentes ao primeiro encontro - Colégio Estadual Pedro Macedo - Curitiba
Encontro realizado no dia 19/07/2013.
- No primeiro encontro, o curso foi apresentado e foi possível entender seus objetivos, justificativas e também formas gerais de como serão empreendidas as atividades que tem como fim cumprir as metas do PNPFEM.
- Além disso, foi exposta a fundamentação legal e a contextualização histórica que pautam o curso, através de várias mídias (textos, slides, vídeo).
- Após reflexão a respeito dos conteúdos acima descritos, foi feito um debate relacionando-os com a realidade escolar, vivências e experiências dos participantes do curso.
- Finalmente, foram explicadas as ferramentas a serem utilizadas nas atividades subsequentes e os materiais que as envolvem foram encaminhados.
Análise do caderno http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/...
O documento apresenta a Formação Continuada para os Professores daEducação Básica que atuam no Ensino Médiono Paraná , como parte integrante domaterial do Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio .
O ProEMI foi criado para estimular o debate sobre o Ensino Médio, fomentando propostas curriculares nas escolas, disponibilizando apoio técnico e financeiro , disseminando a cultura de um currículo dinâmico , flexível e que atenda às demandas da sociedade contemporânea.
Essa proposta abrange, além do Ensino Médio Regular, Ensino Médio Noturno, Educação Profissional, Colégios Agrícolas e Florestais .
Atualmente , os estabelecimentos de ensino que executam o ProEMI desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras, e incorporam ações diferenciadas. Os recursos são disponibilizados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola.
Análise do caderno http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/...
Iniciando a análise histórica, é possível registrar a transferência da instrução primária aos Estados , aos quais ficou assegurada a organização do ensino em geral , reservando-se , mas não privativamente , ao governo federal a atribuição de criar instituições de ensino secundário e superior nos Estados e prover a educação primária e secundária no Município.
A época da Primeira República marcou a separação entre o ensino popular e a educação das elites.
Sobre os aspectos relevantes da escola secundária nesse período, podemo destacar as atribuições sociais o seu caráter de ensino propedêutico, preparatório ao ensino superior , destinado a formar os quadros dirigentes da população facilitando suas pretensões de dominação e fornecendo requisitos para exercerem as altas funções a que se julgavam de direito.
Visando à reorganização do ensino secundário e superior no país sob a justificativade atribuir caráter formativo à escola secundária e garantir um padrão de qualidade ao ensino superior, reformas sucessivas foram feitas e como resultado delas surgiram os exames de admissão, que posteriormente passam a ser chamados de exames vestibulares, para a seleção dos candida tos ao ensino superior.
Passaram a fazer parte do ensino médio, além das escolas secundárias, as escolas profissionais para formação de quadros intermediários do comércio e da indústria , além do magistério primário , não articulados com o secundário nem com o superior , consequentemente. Dividiu-se o ensino agrícola para o setor primário; o ensino comercial para o setor terciário; e o ensino normal para a formação de professores para o ensino primário .
A Lei Orgânica transformou o ensino profissional em ensino de grau médio , e o ensino primário passa a ter conteúdo exclusivamente generalista.
As redes públicas de ensino técnico federal e as redes estaduais, elitizadas por meio da seletividade promovida pelos “vestibulinhos” e beneficiadas com políticas que favoreciam melhores condições de trabalho e remuneração a seus professores, conseguiram promover maior qualidade no ensino do que aquela oferecida pelas escolas de ensino médio destinadas à população trabalhadora.
Mais recentemente, reintegrou-se o ensino técnico ao ensino médio; são contemplados no FUNDEB recursos para o ensino médio integrado à educação profissional, para a educação de jovens e adultos integrada à educação profissional de nível médio. E como forma de democratização ao acesso à educação, as avaliações desse processo passaram a ser elaboradas sob as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio , sistematizando as principais conquistas democráticas do movimento social organizado .
No cotidiano do ensino médio das escolas brasileiras, o acesso a essa etapa educacional não é igualitário nem universal .
É possível reconhecer que em nosso país que há um embate entre trabalho e juventude: a mera defesa do trabalho de adolescentes e jovens contra o trabalho como construção da condição juvenil. isso decorre de um complexo de valores sedimentados sob o ponto de vista social e histórico nos quais uma alteração desse quadro deveria ser a expressão de mudanças estruturais mais substantivas que atenuem as profundas desigualdades sociais, submetidas a processos de longa duração.
Isso passaria pela superação do ser humano dividido historicamente pela divisão social do trabalho entre a ação de executar e a ação de pensar , dirigir ou planejar.
Refletindo sobre o ensino fundamental e médio, o conceito e o fato do trabalho é o princípio educativo imanente à escola primária , já que a ordem social (direitos e deveres ) é introduzida e identificada na ordem natural pelo trabalho.
O estudo e o aprendizado de métodos criativos na ciência e na vida devem começar nessa fase da escola , não devendo mais ser um monopólio da universidade ou ser deixado ao acaso da vida prática; já deve contribuir para desenvolver o elemento da responsabilidade autônoma nos indivíduos. O advento da escola unitária significa o início de novas relações entre o trabalho intelectual e o trabalho industrial não apenas na escola , mas em toda a vida social.
Compreende-se que uma prática pedagógica significativa decorre da necessidade de uma reflexão sobre o trabalho: é princípio educativo em seu sentido histórico na medida em que se consideram as diversas formas e significados que o trabalho vem assumindo nas sociedades humanas.
Uma política pública redistributiva e emancipatória seria aquela capaz de retirar do mercado de trabalho, todas as crianças e jovens até a idade legal de conclusão do ensino médio , o que pressupõe o desenvolvimento de iniciativas que combinem medidas na área da educação e da formação profissional e o acesso a programas de transferência de renda aos jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.
Esta promoção não é uma ação meramente voluntariosa a ser executada no curto prazo , com dispensa de critérios e controles públicos , mas requer um conjunto de estudos , de planos e de reconhecimento de ações complexas de médio e longo prazos capazes de efetivar resultados à educação pública e ao ensino médio, além de conferir-lhe qualidade e identidade própria no sistema educativo e potencializar sua dimensão formativa sob a concepção de escola unitária .
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