p { margin-bottom: 0.21cm; }
Muitas x, fico a observar cada um de vcs, ao entrar e sair da escola. Jovens adolescentes com muita energia e vontade de vencer. Em alguns momentos as alegrias se transformam em outros sentimentos impulsivos e instintivos , que as x foge ao próprio controle. (Eternas alegrias, amarguras ou tristezas). Entendo suas ansiedades. Além dos hormônios à da pele. Cada um de vcs advem de um ambiente familiar ≠, onde é inevitável, em algum momento, conflitos por uma ou outra razão do existir e viver. Isto muitas vezes passa a refletir aqui, em nosso ambiente escolar, com colegas de classe e professores. Mas SE ANALISARMOS BEM. O que realmente todos buscamos é estar bem e feliz.es! Mesmo havendo momento no qual parece faltar alguma coisa. Não é mesmo?!
Percebo muitas x vc distante. Entendo que vc precisa de espaço, do seu momento e seu mundo. Mas sempre que precisar, gostaria que vc soubesse. Estamos também aqui, podemos conversar.
Hoje como educador, gostaria de conversar com vc sobre a nossa relação dentro da escola e mesmo fora dela. Percebo que poderiamos melhorar na partilha do conhecimento e amizade. Sei da sua curiosidade, do desejo do saber e aprender muitas coisas que ainda para vc não há respostas. Gostaria de entender melhor os seus sonhos, seus medos, seus anseios e aquilo que espera da escola e seus educadores. Somos fruto do meio sociocultural e familiar, que cada vez mais cedo cobra e dá responsabilidades. Vc está na idade de transformações na vida, onde é difícil conciliar, diversões, namoro, festas, trabalho, estudos...! As responsabilidades aumentam nesse período da vida pois breve serão adultos. Não desista de vc e nem de viver. Queremos estar juntos nesta caminhada. Vejo em vcs grandes potencialidades, para grandes mudanças. São protagonistas atuantes, entusiasta!!! Comunicadores antenados nas mudanças sociais e tecnológicas., vivendo em um mundo mais globalizado. Precisamos desta energia, suas experiencias e saberes, para juntos transformarmos a vida na escola e a tornarmos culturalmente mais rica. Como você poderia nos ajudar, o que mais poderíamos compartilhar? Aceita o desafio do diálogo para que a escola se torne mais interessante?!!! Queremos fazer da escola um lugar que tenha algum sentido com significado PARA TODOS, onde poderemos ampliar nossos horizontes em um mesmo ideal. VIVER BEM E SER FELIZ CONVIVENDO BEM COM TODOS !!!
Claudemir Congrossi Lopes - Educador
Pacto EM – CE TAGAÇABA – NRE/PGUA - PR