Aluno em Educação Integral
1. REFLEXÃO E AÇÃO
O professor Miguel Arroyo realiza uma discussão acerca da diversidade na sociedade e na escola.
1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais?
R: Devemos ter claro que a diversidade significa variedade, pluralidade, diferença, caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade, ela apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, por exemplo: a diversidade cultural, a biológica, a étnica, a religiosa etc.
A diversidade se manifesta na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem. Conviver, respeitar e promover a diversidade é fundamental para que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades, além de combater o preconceito e a discriminação em relação à cor, gênero, deficiência, orientação sexual, crença ou idade.
Sendo assim ao educar o desafio principal é quando se pontua a dominação a exploração revelando a existência do poder e seu exercício sobre as pessoas, grupos esociedades. Devemos enfatizar que o diferente deve ser tratado como igual.O tema diversidade e pluralidade se cristalizam no cotidiano e a desigualdade se evidencia, seja no cotidiano escolar e nas práticas pedagógicas, seja nos currículos e materiais didáticos, quando não pensados e debatidos pela comunidade escolar.
A ação pedagógica no processo de ensino aprendizagem tem papel fundamental na transmissão da compreensão da realidade, para isso acontecer precisa em conjunto com o Estado, solucionar os entravesem nossa estrutura educacional, como falta de professores e funcionários nas escolas, problemas na estrutura física das escolas, capacitações, etc.Temos que garantir os seguintes princípios: o direito à educação, inclusão e qualidade social, à gestão democrática e a avaliação emancipatória.
2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por que? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente.
R: sim ao repensarmos o nosso desempenho na sala de aula com os conteúdos, métodos, técnicas, formas de organização da classe, na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, disponibilizamos informações e materiais para contribuir com a organização do trabalho pedagógico.
Uma educação de qualidade está condicionada ao fato do professor compreender que o seu fazer pedagógico, pois é determinante para desenvolver o intelecto dos alunos e as dimensões sociais incluindo as questões de diversidade.
Para fazer essa relação o professordeve ter um novo olhar com temas polêmicos e que fazem parte do cotidiano na sociedade relacionando e debatendono processo de ensino e aprendizagem, é imperativo falar sobre as práticas educacionais e inclusão do tema, vez que o professor poderá organizar uma ação adequada para algumas necessidades dos alunos, respaldado pelo estado e com profissional competente.
É importante que os educadores internalizem a convicção de que um trabalho com bons resultados aconteceprocurando-se para inovar a prática passando pela restruturação de seu plano de trabalho docente pautado no PPP incluindo a diversidade e pluralidade na escola.
2. REFLEXÃO E AÇÃO
Discussão com os estudantes para debater as formas de participação no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil e no Conselho de Classe Participativo.
1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP.
2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.
3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores.
4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
R: abordar o tema diversidade conceituando, explicitando suas características e consequências na sociedade e na escola conscientizando da importância de todos nas decisões da escola e solução dos problemas para uma gestão democrática; esclarecendo o que é dualidade estrutural do ensino médio suas consequências, e a importância da formação continuada na melhoria do ensino.
b) O que já foi feito para resolvê-los?
R: estão sendo debatidos os assuntos de diversidade em todas as disciplinas. Nas reuniões pedagógicas procura-se envolver todos nas tomadas de decisão para identificar problemas e encontrar soluções. Ainda temos de decidir como trabalhar o tema sobre a dualidade estrutural e levantar os dados coletados nos debates.
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação?
R:envolvendo-se nas atividades propostas com debates, e procurar soluções para melhorar os problemas identificados.
3. REFLEXÃO E AÇÃO
PROBLEMA
(O que precisa ser mudado) IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema) AÇÕES
(Para resolver o problema)
1 Projeto Político Pedagógico pluralismo de ideias e concepções achar um consenso
2Proposta Pedagógica Curricular condições para o diálogo fundamentado na compreensão das diferenças de concepções educacionais, metodológicas e avaliativas
rotatividade de professores;
tempo hábil; buscar unidade;
manter professores na escola sem tanta rotatividade;
maior número de encontros;
3Plano de trabalho docente planejamentosozinho planejamento participativo que viabiliza a interação entre os docentes da mesma disciplina e entre docentes de outras disciplinas e menos rotatividade;
4Regimento escolar estabelecer direitos e deveres de cada indivíduo, enquanto componente do coletivo escolar;
modelo imposto pela SEED não se adequa com a realidade da escola; achar um consenso e que seja aprovado pela SEED;
5Estatuto dificuldade em conhecer oestatuto de cada órgão de representação da escola como um conjunto de normas que têm a finalidade de orientar o funcionamento jurídico da Associação de Pais e Mestres (APM), Conselho Escolar e Grêmio Estudantil convites frequentes para conhecer e participar além de disponibilizar o documento para todos;
4. REFLEXÃO E AÇÃO
Escolha uma para realizar. Faça os registros da atividade selecionada e socialize as suas conclusões com seus colegas.
I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda:
1-Quais foram os problemas levantados?
2-Quais os encaminhamentos propostos?
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
5-Quais foram as sugestões propostas?
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
II - Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade I.
1 – Quais foram os problemas levantados?
Nossa escola está tentando acertar a forma adequada de fazer o Conselho de Classe, contudo há boa vontade da equipe escolar em sanar as dificuldades, entre elas a de marcar reuniões e o comprometimento por uma avaliação que não seja a tradicional, com expressão numérica somente, sem levar em conta a realidade do aluno, pois é necessário que o profissional da educação questione, reflita, sobre: o que o aluno aprendeu ou não aprendeu, o que foi realizado para que ele aprendesse e o que poderia ser realizado para que ele ainda possa aprender. Manter os habituais préconselho, conselho e pós conselho (feedback com a turma).
2 – Quais os encaminhamentos propostos?
Regularidade das reuniões; discussão dos problemas e de que forma estão influenciando na relação ensino-aprendizagem; proposta de acompanhamento mais efetivo da frequência dos educandos e suas dificuldades; planejar, projetar, realizar, avaliar, reescrever, replanejar, reorientar as ações articuladas ao currículo e ao PPP, permeada por pensamentos e ações que tenham como meta o desenvolvimento do aluno.
3 – Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
De acordo com nossa experiência, as queixas são insatisfações, em grande parte, localizadas e próprias dos envolvidos e que, muitas vezes, não tem relação com a comunidade escolar, mas com o cotidiano escolar, nos conflitos diários (professor/aluno, aluno/aluno, pais/professores, etc.).
O problema é algo mais objetivo e, portanto, de fácil identificação, pois atua de forma direta sobre a comunidade escolar, modificando o dia a dia da escola e tudo o que faz parte dela: indisciplina; falta de professores, infraestrutura inadequada para o desenvolvimento das atividades escolares, drogas e violência, preconceitos, falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos, entre outros.
4 – Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
A falta de interesse dos alunos e assiduidade, desrespeito ao regimento escolar (direitos e deveres), drogas e a violência escolar, problemas familiares que interferem na aprendizagem, busca de alternativas para o ensino-aprendizagem de qualidade, como motivar os alunos, verificar a realidade dos alunos, considerar a importância das tecnologias para esta geração digital.
5 – Quais foram às sugestões propostas?
Fazer planejamento coletivo, ou replanejar, se for o caso, com maior assiduidade e de forma mais coesa para não haver diferenças entre atividades e aprendizagem; planejamento organizado por área de ensino e, depois, de forma interdisciplinar; horário de atendimento dos educandos; tempo da hora atividade deverá ser usada para esse fim; formação continuada para educadores, continuar promovendo contatos permanentes com os responsáveis pelos alunos faltosos etc.
6 - Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
O diálogo, a troca de experiências e a busca por soluções dos problemas, os questionamentos acerca da aprendizagem ou não dos alunos, a atenção que a direção dispensou a todos, a direção participou de forma efetiva e ouviu questionamentos e opiniões sem abster-se de suas obrigações, educadores interessados em uma educação democrática e reflexiva mantando a participação dos alunos.
7 – Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
Que o momento não se transforme em reclamações ou depreciação dos alunos; professores preparados antecipadamente para não se perder tempo, proposição de soluções para os problemas.
Colégio Estadual Nilson Baptista Ribas – EFM
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – 2015
Professores:
Ana Edith Calvetti
Arley Stopassoli
Beatriz RochaCruz
Claudia Mara J A C D Ornellas
Damaris Pereira de Souza
Edite maria Gonçalves Cunha
Fabiani de Fatima Alves
Jaqueline Bellani
Leci Shenkel
Leocadia de Oliveira Mendes
Marinês Torres de Souza
Rodrigo L R Stecinski
Sheila Cristina dos Santos
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