Aluno da rede estadual é aprovado em vestibular para Biomedicina na UFRJ

» Aimée Pereira / Foto: Cris Torres
 Cris TorresLucas Simião também foi aprovado para Medicina na UFRJ e Uerj

O estudante Lucas Simião, ex-aluno do Colégio Estadual Santos Dias, em São Gonçalo, é motivo de orgulho para a família e comunidade escolar. Ele foi aprovado nos cursos de Medicina na UFRJ e Uerj e Biomedicina na UFRJ. O estudante, que optou por Biomedicina, obteve 940 em sua redação no Enem e se destacou nos processos seletivos.

A trajetória de Lucas sempre foi precoce. Segundo sua mãe, Aline Ventura, ele já falava da área científica desde a infância.

- Meu filho se interessou por assuntos da ciência desde pequeno. Eu percebia que ele gostava, pois lia muito sobre o assunto em revistas -, disse.

Aline destacou, ainda, a importância de ser perseverante e nunca deixar de sonhar.

- Os ‘nãos’ não significam nada. Fico feliz de ver que o meu filho teve um sonho e conseguiu realizá-lo -, falou.

Para Lucas, o fator determinante para sua aprovação foi o apoio que recebeu de sua escola.

- Recebi muita força e apoio emocional do meu colégio. Participei de um projeto chamado ‘Aprender a ser’, coordenado pela professora Márcia Sacramento, e foi isso que fez toda a diferença para a minha aprovação -, contou.

O aluno deixou claro que deseja ver seus amigos sendo aprovados em universidades e mandou um recado.

- Quero que meus colegas entendam que, se eu consegui, qualquer um pode -, disse.

Os sonhos de Lucas não param por aí. Como biomédico, ele pretende seguir a carreira de pesquisador, em busca de novos modos de tratar doenças parasitárias, como a Doença de Chagas. Ele pretende, ainda, estudar fora do país.

- Quero fazer um intercâmbio na Inglaterra, por meio dos programas de intercâmbio da UFRJ. E vou conseguir -, afirmou Lucas, que fala inglês fluentemente e aprendeu a língua de forma autônoma.