ALIMENTAÇÃO: UMA PREOCUPAÇÃO GLOBAL
COL. EST. Hasdrubal Bellegard-Ens. fund e Médio - Curitiba-PR
Prof. JORGE VANDERLEI KIRST
CADERNO IV
AÇÃO E REFLEXÃO
Em 2014 estamos apontando situações mais abrangentes referete à alimentação,como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu 2014, sob o argumento de que ela representa muito mais do que um modelo econômico, mas sim um núcleo da gestão sustentável da terra e sua biodiversidade. seu objetivo é sensibilizar governos e sociedades sobre a importância e a contribuição da agricultura familiar para a segurnaça alimentar e a produção de alimentos no mundo.
Agricultores(as) familiares são aqueles que trabalham em regime de economia familiar, proprietários(as) ou não, que exercem suas atividades mediante o trabalho dos próprios membros do grupo familiar. A agricultrua familiar não é apenas um modelo de produção, mas sim um modo de vida que, além de garantir a soberanis alimentar e nutricional da população brasileira, preserva o meio ambiente e mantém as raízes culturias brasileiras.
A agricultura familiar representa a imensa maioria de agricultores(as) no Brasil. O segmento detém 84,4% dos estabelecimentos rurais, sendo responsável por aproximadamente 70% da produção, destacando-se no cultivo de produtos da dieta do consumidor como, por exemplo, feijão, milho, leite, mandioca e pequenos animais. No entanto, ocupa apenas 24,3% do território rural brasileiro. Ou seja, são muitas propriedades que produzem em um pequeno espaço de terra. No Paraná, são mais de 300 mil propriedades rurais.
Agricultura Familiar: respeito ao meio ambiente, alimento saudável e qualidade de vida.
A agricultura familiar , camponesa e indígena favorece a segurança alimentar e nutricional à medida que contribui para a agrobiodiversidade, ao uso sustentável dos recursos naturais, promovendo os alimentos tradicionais e as economias locais.
Melhores Oportunidades de Vida e de Trabalho aos Povos do Campo:
O campo com gente e vida digna requer, ainda políticas de habitação, saúde, educação, lazer, infraestrutura, entre outras, adequadas à realidade local. nesse sentido , a FETAEP - em parceria com o Instituto EMATER - tem focado suas iniciativas em criar mecanismos de apoio à valorização da agricultura familiar, garantindo renda e sustentabilidade social e econômica.
Atualmente a FETAEP coordena um conjunto de ações voltadas à elaboração de novas políticas públicas que têm por objetivo bebeficiar aqueles que atuam sob o regime de economia familar. Portanto, luta pela ampliação de crédito, pelo acesso mais facilitado às linhas de financiamento oferecidas por meio de programas oficiais como, por ecemplo. o PRONAF e também pela garantia de assistência técnica gratuita e de qualidade.
Percebe-se, então, vários envolvimentos voltados de forma decidida e atuante em prol de uma alimentação cada vez mais saudável; as probabilidades começam a surtir efeito...os elétrons estão em movimento (MUTAÇÃO).
O CRN-8, Conselho Regional de Nutricionistas 8a. Região - Paraná, divulda nota importante sobre a Lei das Calorias - 17.604/13 PR, onde, é um recurso que o cidadão pode e deve utilizar como instrumento informativo da quantidade de calorias, bem como, da presença de glúten e lactose em alimentos servidos em estabelecimentos que comercializam alimentos prontos, como bares, reataurantes, lanchonetes, sorveterias, hotéis e docerias. As informações devem ser elaboradas, assinadas e certificadas por nutricionista, com o respectivo número de sua inscrição no CRN-8, e estarem disponíveis em cardápio, expostas junto à refeição ou preparação ou outro local visível ao cliente.
Sob uma ótica educacional há de se promover, sempre que necessário, e incluir uma desconstrução alimentar, para pontuar perspectivas sólidas voltadas ao bem estar da comunidade escolar. Ressaltando pontos, tais como:
- a função das gorduras
- hábitos alimentares inadequados
- informações nutricionais
- lista de ingredientes nos rótulos dos produtos
- consumo moderado de gorduras
- gordura saturada
- gordura TRANS
- gordura insaturada
- os carboidratos
- tipos de açúcares: mascavo, cristal e refinado
- alimentos industrializados
- sucos naturais
- o sódio e os riscos para a saúde
Enfim, as informações estão atualmente bem mais acessíveis e além disso ainda percebe-se que a questão cultural se apresenta de forma resistente em locias do país e do mundo. Os mananciais de água estão sendo comprometidos e o lixo a cada dia aumenta no planeta.
Em 2001, eu abri uma exposição itinerante onde haviam 13 óleos sobre tela sobre a natureza. D O artigo publicado na Gazeta do Paraná, dizia: "Terra, um planeta vivo. Acredito que desenvolvendo imagens simbólicas onde retratasse um agradecimento à natureza, e resgatando a questão fundamental da educação ambiental, criei uma interpretação poética em óleo sobre tela. São cores saturadas de intenso azul, traduzindo na energia por detrás de cada segredo, elaborado em paisagens ora ocultas, ora pura fantasia d'alma - um capricho da sensibilidade! Estamos cheios de poluição, então quem sabe lançando mais um alerta, poderemos dizer que a Terra é tãi viva quanto nós, com suas cores dos verdes aos azuis, num equilibrado ecossistema cromático onde a beleza se mostra aos olhos de quem a vê.
- Água vida, água-viva; marinas mareadas de maresia, turquesas transparentes de silencios, oceânicas rotas de bandeirantes e pioneiros, naufrágios e lendários tesouros esquecidos, sob céus róseos, violáceos, alaranjados, efêmeras nuvens vagando...leve e belas, sem nunca chegar a ser (Cecília Meireles).
O objetivo da mostra é levar você a uma reflexão profunda sobre a natureza, porque o objeto da arte é a própria vida humana". GAZETA DO PARANÁ, Caderno Gazeta Biss,Título: A arte de criar e pensar a arte, segunda-feira, 3 de setembro de 2001, redação Estela Zardo, biss@gazetapr.com.br.
"Quando estou em sala de aula, e observo pela janela a horta do Colégio Hasdrubal Bellegrad, sinto um profundo suspiro de felicidade". (jorge Kirst, 2014).
- Logue-se para poder enviar comentários