ALIMENTAÇÃO - CIÊNCIAS HUMANAS

TEMA: Alimentação
Grupo de Estudos Colégio Estadual “José Bonifácio” / Paranaguá – PR

Professores: André Domingos C. Carvalho, Claudia Regina R. A. de Souza, Dinair E. Alves, Eduardo F. Nascimento, Elenice Lenartoviscz, Maria Helena Silva, Maria do Rocio Correa, Regina Alves Correa, Ricardo L. Soares Fº e Sueli Delorenci Alves.
Orientadora: Antonia Eudinéia B. Melo.

JUSTIFICATIVA

     Vimos a necessidade de desenvolver esta atividade por percebermos a importância de uma educação alimentar como princípio fundamental a uma melhor qualidade de vida. Para tanto, procuramos promover um trabalho de pesquisa interativo envolvendo todas as áreas do conhecimento do ensino médio com o objetivo de gerar conhecimentos aos estudantes que os conscientize dessa importância.

PROBLEMA: Como analisar a alimentação na sociedade atual?

TIPOS DE PESQUISA:

    Como ação pedagógica interativa, a pesquisa será: quanto aos fins, aplicada, pois tem como proposta o resgate e a valorização das composições alimentares, fundamentais a uma vida saudável, quanto aos meios, de campo e bibliográfica. De campo, através da observação de alimentos dispostos em redes de supermercados, bibliográfica, a partir de estudo sistematizado, com base em material publicado em livros, revistas jornais, internet.

HIPÓTESES / PROBLEMATIZAÇÃO /ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Todos os professores em seus determinados componentes curriculares provocarão no aluno a vontade de conhecer melhor seu corpo e como ele funciona através da ingestão de alimentos saudáveis e não saudáveis, bem como as consequências no decorrer da vida. Tais conhecimentos poderão ser instigados através de apresentação de vídeos, artigos em jornais, e relatos de doenças causadas pelo excesso de sal, gordura, açúcar alimentos industrializados, embutidos, etc. 

- Língua Portuguesa: É possível melhorar a alimentação pela interpretação das informações disponibilizadas nos rótulos.
Problematização: Leitura das informações exibidas nos rótulos – elaboração de textos.

- Matemática: O tamanho e peso das embalagens são proporcionais à quantidade.
Problematização: Verificação da quantidade em relação ao tamanho e peso.

- História: Existe disponibilidade de alimentos de alimentos consumidos antigamente nos estabelecimentos hoje.
Problematização: Verificação da alimentação  consumida em diferentes períodos.

- Geografia: Os alimentos disponibilizados são predominantemente de organizações pertencentes às mesmas nacionalidades.
Problematização: A globalização e o domínio dos mercados pelas empresas multinacionais.

- Biologia: Os alimentos influenciam o funcionamento do nosso organismo.
Problematização: Quais os alimentos necessários para o bom funcionamento do organismo humano.

- Física: Movimentos executados e a influência da alimentação ( sólidos e líquidos).
Problematização: Energia gerada pela alimentação.

- Química: Produtos químicos são utilizados na produção de alimentos.
Problematização: Finalidade do uso de produtos químicos, o que eles causam no alimento.

- Língua Estrangeira Moderna: Os nomes dos alimentos em  diferentes línguas estão aparentes nas embalagens.
Problematização: Escrita e pronúncia nas diferentes línguas e a influência da cultura alimentar americana ( fast food ) e os seus impactos na saúde.

- Sociologia: A alimentação difere, conforme a renda.
Problematização: Alimentos mais consumidos nas diferentes classes. Influencia da mídia.

- Filosofia:  A alimentação interfere na saúde.
Problematização: Conseqüências da má alimentação.

- Arte: O apelo visual possibilita uma alimentação mais saudável.
Problematização: Tipos de imagens como estímulo à alimentação.

- Educação Física: Os alimentos influenciam na realização de atividades físicas.
Problematização: Verificar a disposição para fazer atividades físicas em relação à alimentação de atletas.

AVALIAÇÃO

        Analisar, examinar as referências e os resultados dos estudos bibliográficos e de campo, através das reflexões e apresentações individuais e/ou grupos da importância da Educação Alimentar como princípio de uma melhor qualidade de vida.