Um contrassenso presentes nas escolas é a necessidade de pro¬fessores cada vez bem mais formados, motivados e atualizados, que con¬vivem com um processo de deterioração do trabalho docente e políticas de formação que não condizem com os desafios contemporâneos. As modificações necessárias no campo da educação pública demandam do professor uma “conversão” em diversos níveis: cognitivo, pedagógico, psicológico, social e político. São exigências que apontam para habilidades que os docentes não têm e colocam a necessidade de ressocialização e reprofissionalização dos professores.
Outro ponto trata da universalização do acesso e da permanência dos jovens de 15 a 17 anos. Isso significa não só corrigir fluxos no ensino fundamental, mas também criar oportunidades educativas específicas para características e realidades diversas dos adolescentes. Não quer dizer que se possa ter uma oferta única para o ensino médio. A universalização tem caráter de generalização, mas só pode ser alcançada com respeito às especificidades culturais, sociais e territoriais.
Garantia de acesso e de permanência aos que têm mais de 17 anos de idade. São de milhões de jovens e adultos que potencialmente poderiam ser atendidos.
Há que se destacar a definição da identidade e da organização curricular do ensino médio compatíveis com a realidade dos saberes contemporâneos e a diversidade cultural e social. A luta por um ensino médio para todos é uma novidade recente no Brasil: há apenas bem pouco tempo foi ampliado o acesso à escola. Nos últimos anos, houve uma ampliação no número de matrículas e isso, bem como a possibilidade de universalização do acesso à escola, precisa ter qualidade e proposta pedagógica compatível para garantir aprendizagem significativa para todos e para cada um.
Referências:
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000300006>. Acesso em 26 de julho de 2014.
REGATTIERI, Marilza; CASTRO, Jane M. Ensino médio e educação profissional: desafios da integração. 2.ed – Brasília : UNESCO, 2010. Disponível em: <unesdoc.unesco.org/images/0019/001923/192356por.pdf>. Acesso em 26 de julho de 2014.