Alfabetização Científica, autonomia intelectual do aluno
COLÉGIO ESTADUAL VEREADOR OSNY FRAGA
Curso Pacto do Ensino Médio
Data de início: 19/07/2014
CIÊNCIAS DA NATUREZA
Temática III Caderno III
Professor Orientador: Cássio Adriano Lombardo
Cristina Mara Ribeiro
Eliane Gomes da Rosa
Francisca Germiniano Pereira
Josemar Robassa Junior
Kamila de Mattos Simão
Lucilene Santana da Silva
Luís Cesar Landucci
Mônica Corrêa Lima
Wagner da Conceição Moreira
RESUMO
É indiscutível que muitos são os entraves que ainda estão diante de muitos alunos do Ensino Médio. O que deve ser discutido, no entanto, são novas propostas, visões, perspectivas para que a situação não fique como está. Um fato, nesse sentido, surge como consenso: o conhecimento transferido ao aluno precisa ampliar a visão que ele tem do mundo que o cerca. Tratando-se do campo das Ciências da Natureza, deve-se entender que tal área do conhecimento se constitui por atividades sociais e culturais produzidas no diálogo com inúmeros outros conhecimentos, que não ficam “amarrados” a uma disciplina ou outra especificamente.
Diante dessa visão e necessidade, serão abordados nesse artigo as reflexões do grupo de estudos sobre a proposta na Reflexão e Ação cujo tema é: Contextualização e contribuições da área Ciências da Natureza para a formação do estudante do Ensino Médio. 1. O link para uma questão da prova de Ciências da Natureza do exame PISA. Nele estão em debate três questões sobre “O COMPORTAMENTO DO ESGANA-GATA”, (página 63 a 68 de http://download.inep. gov.br/download/internacional/pisa/Itens_liberados_Ciencias.pdf.
Buscamos além da resolução da atividade proposta, que gerou bastante dúvida e debate, as respostas sobre a utilidade deste tipo de experimento na vida do aluno.
Palavras-chave: Conhecimento, Educação, Autonomia.
1 INTRODUÇÃO
Em relação as questões abordadas no Programa da OCDE para Avaliação Internacional de Alunos – PISA todas elas, como o próprio questionário diz, têm como objetivo demonstrar conhecimento e compreensão, porém os conhecimentos prévios do aluno são muito importantes para que ele consiga elaborar suas conclusões sobre cada caso. Pode-se dizer que, mesmo que o aluno não chegue ao resultado correto ou objetivo da questão, suas análises poderão ser válidas, uma vez que os caminhos para se chegar às conclusões a respeito de determinados assuntos não serão os mesmos, mas ele pode estar se utilizando de uma metodologia correta e adequada.
2 DESENVOLVIMENTO
Em relação às perguntas da atividade do ESGANA-GATA, relatamos:
Com sua pesquisa o aluno pretende responder o que provoca o Comportamento agressivo do peixe.
Num primeiro experimento, ele reage mais agressivamente a um modelo vermelho porque o reconhece como sendo do mesmo sexo que ele.
No segundo experimento, ele difere os peixes prateados pela barriga arredondada que, neste momento, é o que atrai mais sua atenção. Num terceiro momento, quando há vários peixes, conforme o gráfico em cores prateado e vermelho com variações em seu corpo, ele mantém mais firmemente seu interesse devido ao que apresenta a maior parte de seu corpo em coloração prateada, reconhecendo-o como sendo uma fêmea.
Conclui-se que se faz importante compreender como funcionam as reações referentes ao acasalamento e reprodução dos peixes, como também se estes comportamentos acontecem somente num aquário ou também na natureza e também os fatores que afetam sua reprodução.
A importância deste tipo de avaliação acreditamos ser a análise que se faz através do raciocínio lógico. O exercício mental em busca de associar os conhecimentos para tentar solucionar os problemas. A busca de respostas para determinado problema já é um exercício mental que o ajudará não só no assunto em questão, mas também no encorajamento para buscar soluções para outros diversos momentos que ele poderá enfrentar e ter que pelo menos tentar encontrar uma solução. Ou seja, será uma metodologia que ele poderá tomar posse e utilizar por toda a sua vida escolar ou em qualquer outro âmbito de sua vida social. Um aprendizado no sentido de buscar soluções para o entraves que, certamente, surgirão no decorrer de sua vida.
As Ciências da Natureza podem contribuir de forma mais eficaz para a solução desses acontecimentos por se tratar de um conjunto de disciplinas que podem abordar de forma mais objetiva tais ocorrências, ou seja, que se mostram mais próximas destes tipos de atividades, e que através do conhecimento prévio do aluno, neste ambiente disciplinar, podem provocá-lo ou instigá-lo a decifrar inúmeros problemas ou adversidades. Um ambiente em que o aluno possa desenvolver seus questionamentos científicos e ampliá-los, despertando seu interesse pela solução destes problemas é sem dúvida a princípio, o escolar. O início de suas indagações e a vontade de decifrá-las e por ventura o prazer de se chegar às respostas pode ser um incrível método para levá-lo a desenvolver suas habilidades mais do que ele mesmo possa imaginar. E o prazer de se chegar à soluções pode levá-lo a um exercício de aprendizado que não tem fim: a sede do conhecimento e o gosto pelas descobertas.
3 CONCLUSÃO
Não há dúvidas de que os exercícios propostos são capazes de despertar curiosidade, a busca de mais conhecimento, o esforço para se lembrar de todo seu aprendizado teórico, a vontade de colocá-los em prática e a necessidade de encontrar soluções e também se chegar à descoberta de suas vocações, ou seja, a aplicação real de toda uma teoria. Todo esse processo pode ser responsável sim pela formação de um cidadão mais completo, criativo, mais centrado e decidido, dando ao aluno uma formação mais ampla não só em relação as Ciências da Natureza, mais estendendo-se também às outras disciplinas.
4 REFERÊNCIAS
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/...
http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/Itens_liberados_...
- Logue-se para poder enviar comentários