“ ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLAR: ECONOMIZE ESSE BEM”

COLEGIO ESTADUAL HELENA CELESTINO MAGALHÃES – JUAZEIRO/BA
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO – DIREC 15
REFLEXÃO E AÇÃO, p.41
ETAPA II, CADERNO III – CIÊNCIA DA NATUREZA
PROJETO : “ ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLAR: ECONOMIZE ESSE BEM”
CURSISTAS: Helena Dantas da Silva, Eliane Maria Feitosa Siqueira, Maria do Perpetuo Socorro Braga.
ORIENTADORA DE ESTUDOS: Evanylma Santos de Luna Britto

JUSTIFICATIVA
Tem–se observado, com freqüência, o descuido e desperdício com relação ao uso de água, no ambiente escolar. Dessa forma, suscitou-se a idéia da realização de atividades pedagógicas que possam mobilizar e envolver os estudantes e funcionários, na perspectiva de corrigir os referidos hábitos.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos educandos, situações que possam sensibilizá-los em relação ao mau uso da água no ambiente escolar e os possíveis danos para o meio ambiente, proporcionando, assim, a realização de atividade, voltadas para a solução do problema apresentado.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Sensibilizar, previamente, a clientela escolar, acerca do projeto a ser vivenciado;
• Realizar leitura de textos que tratem da importância da preservação da água;
• Promover discussões com os alunos sobre o tema em estudo;
• Executar ações que possam evitar o desperdício da água, no ambiente escolar;
• Dimensionar a quantidade de água desperdiçada em situações de gotejamento;
• Produzir textos tabelas, gráficos, cartazes e panfletos sobre a importância da água para a vida no planeta;

METODOLOGIA
Envolver a comunidade escolar acerca do projeto a ser vivenciado, como forma de divulgação da finalidade nele proposta.
AÇÕES
• Selecionar materiais didáticos que serão utilizados;
• Registrar através de fotografia ou filmagem o problema detectado;
• Realizar debates para reflexão do problema detectado;
• Socializar os registros feitos no ambiente escolar.
RECURSOS
Câmera fotográfica ou filmadora, projetor de imagens, micro-system, folha sulfite, cartolina, papel dupla face, pinceis, canetas, cola, sucatas, microfone, caixa de som, fita adesiva e outros.
AVALIAÇÃO
Será feita através da realização e análise adequada das atividades propostas, bem como dos sinais de mudança, em relação aos hábitos anteriores, além de exposição dos trabalhos realizados durante a vivência do projeto e apresentações culturais.