'Afro Som – O Barulho que pensa!’ Vence na categoria ‘Ensino Médio’ na 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil

O trabalho realizado na Bahia, em Capim Grosso, muda a realidade social dos alunos do colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro (BA). O projeto que visa discutir o combate aa práticas de racismo e preconceito racial, entre os muros da escola, são alguns dos papéis do projeto educativo, orientado pelo professor Kleber Andrade. O projeto é intitulado como “Afro Som – O barulho que pensa!”.

"Criada em 2012, a iniciativa surgiu a partir do diagnóstico da realidade social dos alunos. “Percebíamos estudantes com problemas de relacionamento, indisciplina, preconceito, evasão escolar e baixo índice de desempenho acadêmico”, afirma o professor de Educação Física e autor do projeto, José Kleber Andrade.

Para transformar a realidade, a ideia inicial era levar ao ambiente escolar debates sobre a história africana, além de resgatar alguns tipos de dança e músicas afro-brasileiras durante as aulas de educação física e artes, por meio de atividades corporais e intelectuais."

Para conhecer um pouco mais do projeto

Atividades práticas

"A base do projeto é incluir aulas específicas sobre a história e cultura afro-brasileira, sobretudo música e dança - através da análise de textos e filme. “Pensando nisso, criamos grupos de estudos que discutissem a origem da cultura africana e sua relação com a realidade local", conta José Kleber.Na segunda etapa de execução, o projeto alcançou novos horizontes e os alunos foram convidados a participar de uma banda de percussão. “A escola comprou alguns instrumentos e assim, começamos as atividades nas oficinas de percussão, dança e canto."Depois de muito trabalho, foi montado o grupo ‘Afro Som’, que hoje é composto por cantores, percussionistas, dançarinas do balé afro, além dos alunos que cuidam da produção. Mesmo após a criação do grupo, as oficinas continuaram, já que a intenção era justamente “desenvolver e aprimorar as habilidades dos alunos, a partir de aulas de canto e coreografia”.O alunos envolvidos no projeto atualmente “mantêm o blog do Afro Som e a página oficial do grupo na rede social Facebook. “Isso também demonstra a inclusão digital oferecida pela iniciativa”, ressalta o coordenador do grupo."

Resultados

"A partir de avaliações conjuntas, José Kleber pode perceber que a mudança de comportamento dos alunos possibilitou a inclusão social. “Posso destacar que a inserção da música e dança favoreceu atos de respeito mútuo e resgate da autoestima. Além disso, houve um aumento significativo na frequência escolar, comprovando o sucesso do projeto.".O projeto cresceu e “ultrapassou os muros da escola”. Os integrantes da banda terão a oportunidade de participar de um evento cultural, em Paris, na França. “[O convite] surgiu porque temos colegas estrangeiros que viram no Afro Som um potencial enorme de transformação social através da arte e cultura corporal”, afirma o professor, completando que a participação ainda não tem data definida.Neste ano, o projeto continua de forma totalmente voluntária. O professor, embora não lecione mais no colégio, ainda realiza, além dos ensaios com o grupo, estudos sobre a temática. “Nesta etapa, os alunos são capacitados para realizar monitorias. O principal objetivo é levar mensagens contra drogas, preconceito racial e bullying aos outros colegas”, finaliza."

Sobre a premiação

O Prêmio Professores do Brasil é promovido pelo  Ministério da Educação (MEC) e acontece desde 2005, divulgando e premiando projetos de escolas públicas de todo o País que sejam inovadores.Este ano o prêmio se encontra na 8ª edição, onde “serão selecionados até 40 trabalhos, oito por cada região do País. Os autores dos trabalhos premiados receberão R$ 6 mil, troféus e certificados. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas on-line até dia 15 de setembro”.Para mais informações de inscrição e premiação dos projetos acesse o portal do Professor.

Fonte:Portal Brasil com informações do Portal do Professor