Acreditar nas mudanças

ENSINO MÉDIO  REFLEXÃO E AÇÃO
No Brasil não se pode falar no ensino médio (EM), mas nos ensinos médios, posto que o acesso a essa etapa educacional não é igualitário nem universal. Tem-se plena consciência de que isso é fruto dos projetos societários em disputa: uma sociedade igualitária ou a permanência da desigualdade.
Na tentativa de solucionar as distorções encontradas atualmente, existem as opções: educação em tempo integral, ensino profissionalizante, etc. Achar caminhos para fazer com que o estudante passe a ter novamente interesse no ensino médio. 
Há muitos desafios a serem superados, mas conhecer a realidade que se quer transformar é o primeiro passo para que seja possível adequar o atendimento, planejar e estruturar estratégias de contenção do abandono, avaliar e promover melhorias significativas e eficazes. Para isso, precisamos contar com toda a sociedade.
Os jovens que estão na escola têm a visão que a função da mesma e da educação na atualidade devem ser imediatas, para o mercado de trabalho e para uma futura profissão. A escola é vista como ponte de mobilidade social, principalmente para os jovens da comunidade com carência econômica e cultural, que é a nossa realidade. Uma obrigação coletiva, porque, a partir da participação e produção de todos, se produz e se transforma todo o ambiente escolar e de trabalho.
Para grande parcela dos jovens, a escola tem sido um espaço de desalento e desesperança. Mudar, nesse contexto, significa abandonar alguns paradigmas sobre o que é ensinar e aprender, voltar os olhos para a educação básica, e para os professores, mais investimento na qualificação, os salários são muito baixos em comparação com a importância do trabalho desempenhado por eles, rever e revitalizar os compromissos com a escola e o aluno. Criar incentivos  para frequência do aluno, garantindo sua permanência com programa de assistência ao estudante (bolsas de permanência, pesquisa, etc), material de apoio pedagógico, formação continuada, acompanhamento e avaliação; recursos financeiros. A escola terá que se preparar para lidar com um novo aluno. É preciso descobrir o que ensinar para este novo aluno; fazer com que a escola seja interessante para que ele permaneça na escola. A relação do jovem com a escola é um aspecto relevante que grande maioria deles reconhece que precisa do Ensino Médio para o mercado de trabalho.
Assim, é legado do educador transformar a realidade do Ensino Médio a partir do direito que o educando tem a um desenvolvimento de qualidade. Para tal deve se abastecer do arcabouço criado pela inovação das novas teorias educacionais aliado com os meios científicos e tecnológicos de informação e ainda criando meios pelos quais a sala de aula se torne em um ambiente profícuo ao conceito primordial do conhecimento e desenvolvimento pessoal e comunitário do aluno.

Por:

Adriano luiz dos Santos,Célia Regina Padilha de Andrade, Marçal Jacomo Montanari Lombardi, Joel Mendez do Santos, Marcelo Vitor Fiat Koski, Maria Luiza Alvez Rodrigues.