AÇÕES INTEGRADAS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL (CADERNO 3 - QUESTÃO 3)

COLÉGIO ESTADUAL ALEXANDRA – EM – PARANAGUÁ PR
ORIENTADORA DE ESTUDOS: Gleicykelly da Silva de Santana Matozo.
GRUPO DE TRABALHO: Evelyn Oliveira dos Santos, Hermes Goldenstein, Ionara Alves Salgado, Josias dos Santos Ventura, Marco Antonio Oliveira dos Santos,Orlei dos Santos, Raquel Alves, Rafael Magno de Paula Costa

 

As finalidades elencadas evidenciam uma reestruturação na formação dos alunos do ensino médio. Acreditamos que a escola vem contribuindo para que essas finalidades sejam realidade. Entretanto, é pertinente considerar que ainda há muitas barreiras a serem superadas, tal como uma ilustrada pela seguinte questão: como criar a “motivação” necessária para que os alunos sintam prazer em aprender? Os professores vêm se atualizando constantemente, almejando novos conhecimentos, porém, há outros fatores que interferem dentro e fora da escola, como, por exemplo, a própria estrutura ou formação social e familiar. Como falar em “motivação” se desconsiderarmos pontos fundamentais como a própria família ou a sociedade como um todo? É importante ressaltar que os problemas relativos à instituição familiar, por outro lado, refletem problemas sociais maiores. A escola traz em seu bojo todos os reflexos desses problemas e à ela cabe o papel de, pelo menos, tentar superar determinados problemas, obviamente, com o auxílio de todas as instâncias envolvidas: corpo pedagógico, docentes, discentes, responsáveis, bem como outros poderes públicos. A instituição escolar tem, assim, papel fundamental para que essas finalidades venham a se concretizar. Aos professores cabe ainda a reflexão constante sobre seus próprios métodos de ensino, considerando obviamente a formação integral do aluno. As finalidades que objetivam a formação integral do aluno devem nortear as atividades dos professores para que, assim, a aluno desenvolva naturalmente sua atividade crítica e autônoma. Somente assim acreditamos que a “motivação” emergirá naturalmente, fazendo com que essas finalidades tornem-se realidade.