Ações democráticas

Colégio Estadual João Manoel Mondrone

Coordenadora Liana Tombini

Liamara, Maria Roseli, Marisete, Neide, Rosiney, Sérgio.

A autonomia da escola em promover a participação da comunidade é fundamental, visto que, ela, a escola, é uma instituição social e como tal deve (ou deveria) estar organizada de modo a funcionar coletivamente. No que se refere à participação dos pais, na medida do necessário e do possível, estes são convidados e solicitados em participar, seja em assembleias, reuniões para entrega de resultados escolares ou promoções para arrecadar fundos. No entanto, o que se percebe, de acordo também com as considerações de Paro, é que há uma “cultura patrimonialista” que dificulta a participação efetiva destes na escola: seja pelos aspectos econômico-sociais, as reais condições de vida que não viabilizam a possibilidade de participação, (falta de tempo, por exemplo), seja pela organização das instituições no geral. Tal falta de clareza da importância da participação da “vida escolar”, segundo Paro, pode ser “atribuída à tradição autoritária presente na sociedade brasileira que, “ao fechar todas as oportunidades de participação na vida da sociedade, em particular na escola pública, induz as pessoas a nem sequer imaginarem tal possibilidade” (PARO, 1997, p.58).