Ação e reflexão I
Registre em um texto as principais ideias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar.
Na discussão do grupo foram apresentadas diversas opiniões quanto a interdisciplinaridade como: enriquece a aprendizagem, oportuniza ao aluno um conceito da dependência das disciplinas entre si, exige do professor maior domínio dos conceitos que envolvem o conhecimento, e a necessidade de ampliar o uso de instrumentos e encaminhamentos metodológicos diversificados; possibilita ao professor fazer uso de conceitos de outras disciplinas para explicar o seu conteúdo específico.
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Localização geográfica
Problematização: Como o aluno se localiza geograficamente usando as tecnologias em seu dia a dia.
Ação reflexão II
Proporcionar aos alunos um debate e na sequencia encaminhar uma produção na qual o aluno deverá abordar as seguintes questões:
a) Quais os valores Atuais?
b) Quais são seus planos para o futuro?
c) Como você se imagina daqui a 10 anos?
Ação e reflexão III
Sequencia didática
Encaminhamento metodológico:
Apresentação do tema e iniciar uma discussão quanto ao conhecimento prévio dos alunos quanto ao tema. Em quais situações os alunos usam as tecnologias em seu dia a dia? Em que aspectos as tecnologias contribuem para o seu desenvolvimento intelectual? Quais os pontos positivos e negativos das tecnologias no seu dia a dia? Definir um professor a ser entrevistado.
História: pesquisar o surgimento das diversas tecnologias como: rádio, telefone, computador...
Português: Explorar a Língua usada nos países nos quais surgiram essas tecnologias, produção de um texto em torno do tema no qual o aluno apresenta se conhecimento adquirido.
Matemática: Construir a linha do tempo no coletivo fazendo uma abordagem de tempo usando cálculos.
Arte: confecção de desenhos em cartazes de como eram os primeiros aparelhos pesquisados.
Reflexão e ação IV.
Levando em conta nosso contexto interiorano de tradição ao cultivo da terra, busca-se descobrir junto aos agricultores, em que contextualização e quais as contribuições da agricultura orgânica para com as Ciências da Natureza e para com a formação do estudante do Ensino Médio.
Sendo assim usamos da metodología da pesquisa feita por alunos e professores. Elaborou-se perguntas que foram destinadas à entrevistas realizadas com produtores rurais que buscam a forma orgânica de produção de alimentos.
A) Que motivos o levam a produzir produtos orgânicos?
B) Em que pode contribuir, a produção de alimentos orgânicos e/ou não modificados geneticamente, para a formação de jovens estudantes do EM ?
C) Como o estudante do EM pode auxiliar para aumentar o consumo de alimentos mais saudáveis?
Autores: Gervasio, Hédio, João, Jair e Carlos