CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto Cascavel/PR
Professora Orientadora: Inês dos Santos
Trabalho desenvolvido em dupla por: Anna Joyce Pereira Costa e Cristiane Luzia Camboin Bissani.
CADERNO 5 - Centro Estadual de Educação Profissional
Reflexão e Ação pág. 12.
A escola em que estamos inseridas tem procurado em sua prática realizar uma gestão participativa, principalmente em questões diretamente pedagógicas.
Esta participação tem sido incentivada e organizada por meio dos gestores da escola (equipe de direção);
A direção da escola realiza reuniões semanais envolvendo a equipe pedagógica (coordenadores e pedagogas), para discutir as ações realizadas e aquelas que deverão acontecer. Nestas reuniões as situações apresentadas por professores, alunos e funcionários, também são temas de discussão e encaminhamentos futuros.
As decisões na maioria das vezes é tomada pelo grupo, porém em algumas situações, não é possível levar em consideração as especificidades de cada turno ou curso (em se tratando de uma escola de Educação Profissional que atende 8 cursos com formação técnica especifica, divida em integrado ao ensino médio e subsequente), em função da dificuldade de tempo para discussão e comunicação entre todos os envolvidos, ou seus representantes.
Entendemos que a gestão democrática não se faz apenas pelos gestores, atualmente a escola vem caminhando em direção a uma gestão democrática efetiva, no entanto muito se tem para avançar, não por falta de espaços para que isto aconteça, mas principalmente pelo interesse e disponibilidade dos envolvidos em participarem.
Ainda nos contentamos muito em conhecermos as decisões já tomadas e pouco nos dispomos a fazer parte da tomada de decisões.
Diante das observações realizadas na discussão da temática, percebemos que devemos nos envolver de forma ativa nos órgãos colegiados, de forma a interferir diretamente no levantamento das problemáticas e busca de encaminhamentos, levando em consideração as possibilidades que cabem de ação e interferência de cada segmento da escola.