Ação reflexão - temática 3

EEP - Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto Cascavel/PR

Professora Orientadora: Inês dos Santos

Trabalho desenvolvido em grupo por: André Jandrey, Anate Terezinha Trasel, Fabio Santos Giacomel, Clovis Ortigara, Criatiane Luzia Camboin Bissani.

CADERNO 3 -  Centro Estadual de Educação Profissional

Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor?

O mundo real é norteado por infinitas variáveis. Quando teorizamos algo apenas escolhemos algumas variáveis do mundo real e escrevemos sobre elas. Dessa maneira compreendemos o mundo teórico, mas e as outras variáveis que ficaram de fora e vão influenciar?  Esta pergunta iremos fazer se pensarmos em um currículo fechado, fragmentado em disciplinas, que não se relacionam.

Desta forma devemos pensar o currículo na sua amplitude, levando em consideração as especificidades de cada disciplina, que na sua totalidade se complementam. O conjunto dos saberes distribuídos em todas as disciplinas é que possibilitarão pensar o individuo na sua totalidade, visualizando todas as finalidades da educação básica.

O espaço da sala de aula exige a compreensão do  mundo real, ou seja, das relações pessoais, e a compreensão histórica da sociedade. Contribuir para a formação integral do aluno faz com que cada profissional da educação, diante da sua formação contribua através do ensino dos conteúdos escolares (que só se tornaram conteúdos, em função da necessidade do seu entendimento, devido as transformações históricas ocorridas na sociedade) ,para a formação  do aluno na  totalidade.

A escola tem pensado em diversas ações que buscam integrar as disciplinas, por meio de planejamentos coletivos, projetos, práticas pedagógicas, visitas técnicas, reorganização da matriz curricular, exposição de trabalhos escolares e de iniciação cientifica, acompanhamento pedagógico dos alunos e professores.

Assim qual é o papel da escola? Contribuir para o desenvolvimento do individuo, e isso só acontecerá por meio da interação das disciplinas, potencializando o objeto de conhecimento de todas as áreas, de modo que ao final, o aluno tenha a compreensão do conjunto dos conhecimentos necessários para o exercício da cidadania.